Portal do Município de Piracicaba

Salão Internacional de Humor de Piracicaba concorre em duas categorias no 37º Troféu HQMIX

51ª edição é finalista como melhor Evento e melhor Exposição; documentário sobre a mostra também é finalista

Por CCS / Publicado em 08/09/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
A imagem exibe uma exposição de caricaturas e charges. As obras estão montadas em painéis de madeira, criando um ambiente de galeria. Várias peças são visíveis, cada uma com um número e algumas com o nome do artista e seu país. Do lado direito da imagem, um painel apresenta várias obras numeradas: - A obra rotulada como "43" mostra uma garrafa de ketchup e uma lata de refrigerante, ambas com características antropomórficas, em uma cena que parece envolver encanamento. O texto "Wellington Viana Brasil" está visível abaixo. - Abaixo da "43", a obra "44" retrata uma pessoa sentada à mesa, que está parcialmente quebrada. O nome "Rucke Brasil" é visível. - Mais abaixo, a obra "45" é um desenho em preto e branco de várias pessoas, com texto acima delas. O nome "Affonso Brasil" aparece.
A indicação refere-se ao 51º Salão, que concorre como melhor Exposição e melhor Evento, reforçando sua relevância nacional e internacional no campo do humor gráfico.

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba foi indicado em duas categorias ao 37º Troféu HQMIX, considerado o Oscar dos quadrinhos no Brasil. A indicação refere-se ao 51º Salão, que concorre como melhor Exposição e melhor Evento, reforçando sua relevância nacional e internacional no campo do humor gráfico.

O reconhecimento ao Salão também aconteceu no ano passado, quando o documentário 50 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba foi um dos vencedores do HQMIX. A produção resgatou a história da mostra competitiva de humor gráfico, criada durante a Ditadura Militar, e celebrou meio século de realizações ininterruptas do evento, completado em 2023.

A imagem retrata uma exposição de charges, com diversas pessoas circulando entre os painéis de madeira que exibem as obras. Os painéis são organizados de forma a criar um labirinto, e em alguns deles, a palavra "CHARGE" está escrita em um suporte com formato de lápis. As charges expostas parecem abordar temas variados, com algumas apresentando desenhos de personagens e outras cenas mais complexas com figuras humanas. As pessoas na exposição estão vestidas de maneira casual e interagem entre si, observando as charges com interesse. A iluminação geral do espaço é artificial, vinda de luminárias no teto, e o chão é de cimento. Ao fundo, percebe-se a estrutura de um galpão industrial, com colunas metálicas e paredes de alvenaria.
Evento e Exposição do 51º Salão concorrem à premiação. A votação nacional ocorre de 10-09 a 25-09 no site oficial do HQMIX.

O Troféu HQMIX chega à sua 37ª edição com a lista oficial de finalistas. Depois de quatro meses de análise sobre mais de 1.500 inscrições, o júri selecionou obras e autores que disputam em 28 categorias. Além das principais, também serão premiados trabalhos acadêmicos, projetos editoriais, homenagens e títulos de Grande Mestre. 

A votação dos finalistas acontece de 10/09 a 25/09 no site oficial do prêmio (www.hqmix.com.br). Podem votar mais de 2.000 pessoas habilitadas que atuam na área de quadrinhos no Brasil, entre artistas, editores, jornalistas e pesquisadores. O anúncio dos vencedores acontece até o fim de novembro, e a cerimônia de entrega está marcada para dezembro, em data e local que serão confirmados ainda em setembro.

Segundo o coordenador do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Junior Kadeshi, a indicação reafirma a relevância do evento. “Estar novamente entre os finalistas do HQMIX mostra a força do Salão como espaço de criação, diversidade e troca cultural. É o reconhecimento de um trabalho coletivo que envolve artistas, curadores e o público que prestigia nossas mostras.”

A imagem mostra três homens em um palco, com uma tela ao fundo exibindo uma colagem de imagens e texto. O homem mais à direita está falando ao microfone e segurando um prêmio. Ele está vestindo um terno preto sobre uma camisa estampada e calças pretas, com botas de combate grossas. Os outros dois homens estão em pé ao lado dele, com o homem do meio usando um terno escuro sobre uma camiseta cinza e óculos, e o homem mais à esquerda usando um blazer cinza sobre uma camiseta branca e calças jeans. A tela ao fundo tem o título "50 ANOS DO SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA (Documentário)" e outras imagens relacionadas ao evento. A iluminação do palco é suave, e há cortinas vermelhas atrás da tela.
O jornalista Rafael Bitencourt, o presidente da AHA Kevin Freitas e o coordenador do Salão Júnior, Kadeshi, recebendo o 36º Troféu HQMIX em 2024

O secretário Municipal de Cultura, Carlos Beltrame, também destaca o impacto da conquista. “O Salão de Humor é um patrimônio da cidade e ter sua importância reconhecida em âmbito nacional fortalece não apenas o evento, mas também a política cultural que desenvolvemos. Esse é um orgulho que compartilhamos com toda a população.”

DOCUMENTÁRIO – O documentário Traços do Amanhã, produzido pelo Chiaro Filmes e que conta a história do 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, também é finalista do HQMIX na categoria Produção para Outras Linguagens. O filme retrata a trajetória do Salão a partir da visão de seus fundadores e projeta os caminhos para o futuro da mostra.

TROFÉU – O HQMIX é organizado pela Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e pelo Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil (IMAG). O prêmio foi criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual, com o objetivo de premiar e divulgar a produção brasileira de quadrinhos, cartuns, charges e artes gráficas. O Troféu HQMIX se consolidou como referência para editores e autores, acompanhando a evolução da linguagem dos quadrinhos e do humor gráfico no país.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.