Uma das mais antigas iniciativas do segmento de humor gráfico do mundo, há quase 50 anos, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba segue cumprindo seu papel nutrindo um espaço de reflexão, discussão e inovação sobre a arte e o humor. Para celebrar o sucesso da 50ª edição, em 2023, o Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba) lança uma revista digital com a história e curiosidades do evento, além de um resumo de todas as ações realizadas no ano passado para o meio século de existência do salão.
A revista digital, com 50 páginas, está disponível para download gratuito no link
salaointernacionaldehumor.com.br/wp-content/uploads/2024/01/Relatorio-50SIHP-2023-Final-compactado.pdf. O Salão de Humor é uma realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu.
Junior Kadeshi, diretor do Cedhu, comenta sobre a produção deste material. “Resolvemos montar esse material para mostrar ao público, apoiadores e patrocinadores o alcance do evento e a força que ele tem. Funciona como um documento, com fotos, dados, datas e detalhes para mostrar o tamanho do nosso evento, que é grande em história, eventos e em números!”.
A revista digital também reúne fotos históricas, muitas delas que mostram diversos artistas envolvidos com os primórdios do Salão, além de mais registros fotográficos de atividades da 50ª edição, como oficinas de desenho, a inauguração da mostra principal no Engenho Central, de paralelas pela cidade e em São Paulo, de jurados de seleção e premiação, da conquista do título de Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade de Piracicaba, entre outros momentos importantes da edição do ano passado.
O material também destaca a mostra virtual 360º, que recebeu 4.000 mil visualizações de 27 de agosto a 29 de outubro. Traz, também, fotos da 10ª Caminhada com Humor de Piracicaba, evento já estabelecido no calendário dos amantes do esporte e do humor, com público recorde de 700 participantes.
A edição de número 50 bateu recorde de público, com 47.570 visitantes, mas como o Cedhu apresenta nesta revista digital, o impacto entre público presencial, on-line, que participou de oficinas e que passou pela exibição do documentário Salão Internacional de Humor de Piracicaba – 50 anos, chega a marca de 346 mil pessoas.
“É um marco nas comemorações de 50 anos do evento, que a cada dia alcança novas plataformas, parcerias e tecnologias, fortalecendo sua marca, se transformando, sem perder o seu DNA, que o trouxe até aqui: reflexão, contestação, liberdade de expressão e muita graça”, finaliza Kadeshi.