O 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), já definiu o júri de seleção para o evento deste ano, que será aberto no dia 31/08, no Armazém 14 do Parque do Engenho Central. Pela primeira vez na história do evento, o júri será formado apenas por mulheres.
O júri de seleção deste ano, que se reúne entre os dias 13 e 14/07, terá Bruna Caritá, Andreza Delgado, Lorena Kaz, Monalisa Martins, Valquiria Vlad, Fani Loss e Paloma Alexandrino (Palomita). Elas se juntam à cartunista Fabiane Langona, que assina o cartaz do salão. Além disso, vale lembrar que a categoria Temático do 51º Salão é Mulher.
Bruna Caritá é administradora de empresas, pós-graduada em marketing, proprietária da Galeria Bauhaus Piracicaba; Andreza Delgado é diretora criativa, curadora e especialista em cultura Nerd e Gamer, co-criadora da PerifaCon, primeira convenção nerd das favelas; e Lorena Kaz é escritora, ilustradora e quadrinista.
Monalisa Martins é arquiteta e criadora da primeira galeria exclusiva para HQ no Brasil, a Galeria 9º Arte; Valquiria Vlad é publicitária, autora de livros de ficção e não-ficção, gerente de comunicação na Editora Wish e Catarse; Fani Loss é ilustradora, infografista, cartunista e caricaturista; e Paloma Alexandrino (Palomita) é comunicadora, humorista, criadora de conteúdo.
Junior Kadeshi, diretor do Cedhu, comenta sobre a composição do júri da 51ª edição do evento. “É uma iniciativa corajosa e ousada para iniciar uma nova etapa do Salão em sua 51ª edição. A Sônia Luyten, pesquisadora de quadrinhos brasileira, começou uma conversa a esse respeito comigo no ano passado, no Prêmio HQ Mix, em São Paulo. Já no começo deste ano, o Kevin Freitas, presidente da edição, também trouxe a sugestão. Não tinha como ser diferente. Então, topamos o desafio de fazer um júri de seleção 100% feminino, além do tema sugerido para a edição, que é Mulher”.
O presidente do 51º Salão de Humor, Kevin Freitas, em seu primeiro ano no cargo, fala da escolha. “Ao olhar um pouco mais para a história do Salão, que traz grandes nomes femininos desde sua origem, percebemos que poderíamos ainda dar mais espaço para as artistas. Então surgiu essa ideia de revisitar o tema Mulher, utilizado em 1980, para termos uma ideia sobre o que mudou no humor nesses últimos 25 anos. E mais do que isso, por que não ter uma exposição justamente pela visão delas?”.
INSCRIÇÕES ABERTAS – As inscrições de trabalhos para a edição deste ano estão abertas desde 4/04 e seguem até 16/06. A ficha de inscrição e o regulamento, que dispõe sobre datas, regras de participação, premiação e outras informações, estão disponíveis no site do evento salaointernacionaldehumor.com.br.
Cada artista pode inscrever no máximo três obras por categoria, que nesta 51ª edição são: cartum (humor gráfico com temas universais e atemporais), charge (humor gráfico com temas jornalísticos da atualidade), caricatura (humor gráfico que expressa os traços físicos e/ou de caráter de personalidade conhecida). tiras/HQ (arte gráfica em sequência; para HQs serão aceitas histórias com no máximo duas páginas) e esculturas (trabalhos de humor em 3D), além do Prêmio Unimed Saúde.
NOVIDADES – As novidades da edição 2024 ficam por conta do Prêmio Instituto Arcor – Direito das Crianças, em homenagem aos 20 anos do Instituto no Brasil, além da categoria Prêmio Temático, que este ano é Mulher.
SERVIÇO – As inscrições para o 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba são gratuitas e podem ser feitas até o dia 16/06 pelo site do evento (salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br), via Correios (Avenida Maurice Allain, nº 454, Parque do Engenho Central. Caixa Postal 12. Piracicaba- SP, Cep: 13.405-123) ou pessoalmente no Cedhu, Prédio Administrativo, no Engenho Central. Para mais informações, os telefones são (19) 3403-2620 ou (19) 3403-2623.