A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), divulgou hoje, 17/11, no Diário Oficial do município, o nome do novo ganhador da categoria Prêmio Saúde Unimed da 49ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. É o chargista Luiz Fernando Cazo, nascido em Bocaina, interior de São Paulo. Cazo recebe a premiação após a desclassificação de Gean Lucas, devido à constatação de que a obra premiada antes não cumpriu a regra de originalidade, conforme consta no regulamento do concurso. A contestação quanto à originalidade partiu da AHA (Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba).
Obra de Luiz Fernando Cazo que venceu na categoria Saúde do 49º Salão de Humor de Piracicaba
Diante da contestação feita pela Associação, o júri de premiação do 49º Salão de Humor se reuniu neste mês para verificar a legitimidade dos argumentos da AHA, que foram enviados dentro do prazo legal de questionamento, sobre o trabalho feito por Gean Lucas. Integraram o júri de premiação do 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba Anne Derenne, cartunista e ilustradora francesa radicada na Espanha; Farid Zaine, compositor, ator, diretor de teatro, poeta, cinéfilo e secretário de Cultura de Limeira; Aline Torres, relações-públicas e secretária de Cultura de São Paulo; Théa Severino, editora de imagem da Folha de S. Paulo; Ben Ludmer, mágico, comediante e ator, e Bruno Motta, comediante e ator.
“As regras do Salão são claras e constam no regulamento, portanto, é imprescindível que os artistas fiquem atentos, porque sempre analisamos todos os questionamentos que chegam a nós, de modo a garantir a lisura e transparência deste concurso que está chegando aos 50 anos”, falou o diretor do Salão, Junior Kadeshi.
A contestação foi apresentada à Procuradoria Geral do Município, via memorando, que respondeu orientando para que fosse realizada a revisão do ato de concessão da premiação observando as regras do concurso.
Na reunião entre os jurados de premiação, os integrantes decidiram por aceitar a justificativa para a desclassificação do trabalho anterior e ceder o prêmio para outro trabalho definido pelos mesmos jurados em unanimidade, de autoria de Luiz Fernando Cazo, que receberá o valor de R$ 5.000, cedido pela Unimed Piracicaba.
O trabalho de autoria de Cazo faz alusão ao benefício do humor para a saúde. “Estou muito, muito feliz com a premiação deste ano. Sou um cartunista que cresceu acompanhando o Salão de Piracicaba e ser premiado é um marco muito importante para a minha carreira”, comentou o artista, que também já foi premiado no Salão de Humor em 2020.
Realizado pela Prefeitura, por meio da Semac e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba), o Salão Internacional de Humor de Piracicaba recebeu neste ano 119.853 visitantes, que puderam conferir 315 trabalhos, produzidos por 176 artistas de 30 países, além de dez mostras paralelas em diversos espaços da cidade.