A 39ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba foi encerrada no último domingo (14) com saldo positivo. A estimativa é que 200 mil pessoas acompanharam a exposição principal no Engenho Central e as 26 mostras paralelas montadas em Piracicaba e Campinas nos 51 dias de programação.
Para a secretaria da Ação Cultural, Rosângela Camolese, os dados foram alcançados graças ao interesse das instituições. “Ano a ano mais instituições, empresas e associações nos procuram para colocar em seus estabelecimentos alguma paralela do Salão. De 2011 para 2012 conseguimos ampliar de 21 para 26 paralelas”, avalia.
O cartunista Eduardo Grosso lembra que a partir de novembro começam as reuniões para definir os detalhes do 40º Salão. “Faremos o nosso melhor, pois trata-se de uma edição histórica”, diz Eduardo, que dirige o CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico), órgão da Secretaria da Ação Cultural responsável pelo Salão.
O Salão de Humor será presidido em 2013 pelo jornalista Carlos Colonnese, um dos fundadores do evento em 1974. “Estou consciente da responsabilidade de manter o padrão de qualidade dos anos anteriores e buscar algo inédito que deixe uma marca e possa indicar novos caminhos”, declara Colonnese.
INEDITISMO – Ações inéditas marcaram o Salão em 2012, como a 1ª Caminhada com Humor, realizada em 2 de setembro com a adesão aproximada de 500 pessoas. Por meio da lei municipal nº 7.295/2012, o evento também ganhou o Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto, no valor de R$ 5.000, com votação pela internet.
O público infantil pode acompanhar gratuitamente seis espetáculos de humor no Teatro Erotides de Campos, entre agosto e setembro, por meio do projeto Diversão em Cena, patrocinado pela Arcelor Mittal.
Entre agosto e outubro, o CEDHU reuniu ainda um time de cartunistas para oficinas de confecção de introdução ao desenho de humor, colorização digital, arte de palhaços, criação de personagens, desenho com retalhos e caricaturas em origami.
PARALELAS – Considerado um dos mais tradicionais eventos do gênero, o Salão de Humor realizou em 2012 a maior mostra de sua história, com 436 charges, cartuns, caricaturas e histórias em quadrinhos de humor produzidos por artistas de 64 países.
Os trabalhos ficaram expostos no Engenho Central, um dos principais cartões postais de Piracicaba e maior ponto de visitação turística aos fins de semana. Pelos armazéns do Engenho estiveram montadas outras 10 paralelas.
Os números são positivos também quanto às visitas monitoradas aos estudantes da rede pública e instituições privadas. Foram 3.650 visitantes de Piracicaba, Nova Odessa, Limeira, Mogi Mirim, Valinhos, São Carlos, São Pedro, Americana, Campinas, Rio Claro, Paulínia, Santa Bárbara d´Oeste, Charqueada e Santa Gertrudes.
O Salãozinho de Humor, destinado a estudantes entre 7 e 14 anos, também bateu recorde de inscritos, com 3.400 obras enviadas por 58 escolas de 12 cidades brasileiras e uma da Argentina. Foram expostos 255 trabalhos.
Entre as mostras que ficaram concentradas em locais com grande circulação esteve Este Salão é Uma Piada, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, entre agosto e setembro. Por dia, o local registra 24 mil passageiros, o que significa mais de 720 mil pessoas/mês, em média.
A Rodoviária Intermunicipal de Piracicaba recebeu a mostra Zélio Cartunista, em homenagem ao artista Zélio Alves Pinto, um dos incentivadores do Salão. Estima-se que o local registre movimento de 60 mil passageiros por mês.
As demais instituições com paralelas sobre o Salão de Humor foram o Museu e Centro de Ciências Luiz de Queiroz, Restaurante Sal e Grill, Hospital Independência, Shopping Piracicaba, Teatro Municipal Dr. Losso Netto, Biblioteca Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, Sociedade Sírio-Libanesa, Poupatempo, Casarão do Turismo, Museu Prudente de Moraes, Clube Cristóvão Colombo e Clube de Campo de Piracicaba.
AÇÕES CONTINUAM – Apesar do encerramento oficializado, permanece em cartaz a paralela O Humor é Verde, na Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba (rua Boa Morte, 1835, Centro), com visitas até 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 8h às 11h30.
Até o dia 31 estão abertas as inscrições para até o concurso que vai escolher o cartaz dos 40 anos do Salão, que oferece ao vencedor prêmio aquisitivo de R$ 4.000. A inscrição é gratuita e o regulamento está no site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.