Portal do Município de Piracicaba

Salão de Humor é pauta em programa da TV Cultura

Por Comunicação Social / Publicado em 05/01/2018
Tempo de leitura: 2 minutos.

Erasmo Spadotto e o repórter Rodrigo Piscitelli

O diretor do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Erasmo Spadotto e o presidente da Associação dos Amigos do Salão (AHA), Adolpho Queiroz, participaram na manhã de hoje (05), de entrevista sobre a história dessa exposição. A pauta será apresentada no quadro Espaço 10, dia 11/01, às 23h30, durante o programa Ordem do Dia, da TV Cultura.

Na oportunidade, os entrevistados falaram sobre o surgimento do Salão no ano de 1974, em meio à ditadura militar, como uma iniciativa corajosa de um grupo de piracicabanos entre jornalistas, artistas e intelectuais para a valorização e o reconhecimento da arte do desenho de humor, como um espaço de reflexão sobre a política, religião e outros temas.

De acordo com o presidente da AHA, Piracicaba parecia estar distante do Brasil. “Nessa época, a cidade era relativamente calma, e por este motivo, não houve nenhum tipo de ameaça. Já no primeiro ano, tivemos a participação de Millôr, Ziraldo, Zélio, Jaguar, Fortuna e Ciça”, comentou.

Adolpho Queiroz durante entrevista

Os entrevistados comentaram ainda, que a partir da 3ª edição, o evento se tornou internacional contando com a participação de artistas do exterior. Ao longo destes 44 anos, somente o Irã supero o Brasil, em número de trabalhos enviados.

“Recebemos obras produzidas com técnicas diferenciadas, que captam a essência, a ideia do artista. São desenvolvidas com ferramentas digitais que apresentam qualidade e talento; da mesma forma que os originais”, explicou Erasmo Spadotto.

Neste ano, o Salão Internacional de Humor chega à sua 45ª edição como um dos mais importantes do mundo no universo das artes gráficas.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.