Prêmio Caricatura e Grande Prêmio – Luiz Carlos Fernandes
O brasileiro Luiz Carlos Fernandes, caricaturista e escultor foi o vencedor do Grande Prêmio – Troféu Zélio de Ouro, do 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Ele foi escolhido não apenas como o melhor em todas as categorias, mas também para o Prêmio Caricatura, com a escultura de Pablo Picasso. O anúncio foi realizado na noite de sábado, 25, no Teatro Erotides de Campos, durante solenidade de premiação conduzida pelo humorista Fernando Caruso, com a apresentação da Banda O Conjunto Nacional.
Esta edição teve como principais temas, autoridades políticas, em caricaturas e charges, o drama dos refugiados, a justiça nacional, a tecnologia e as redes sociais.
Prêmio Charge – Siro Radulovic
Os vencedores foram escolhidos pelo júri de premiação formada pelo cartunista, designer gráfico e produtor cultural, Edra; o organizador do PortoCartoon-World Festival, Luis Humberto Marcos; Adolpho Queiroz, presidente da AHA, Ana Camilla Negri, professora de comunicação e designer; Dalcio Machado, cartunista e autor de livros infantis; José Occhiuso, diretor nacional de jornalismo do SBT e Luciano Veronezi, autodidata.
Prêmio Águas do Mirante – Francisco Crocomo
O melhor do cartum foi para o brasileiro Cau Gomez, que retratou o drama dos refugiados. O melhor das tiras foi para Oguz Gurel, da Turquia. A charge vencedora foi a do sérvio Spiro Radulovic, com o desenho de um exército em guerra nas redes sociais. Os brasileiros Douglas de Souza Vieira e Francisco Crocomo ficaram com os prêmios da Câmara de Vereadores de Piracicaba e Águas do Mirante, respectivamente.
Prêmio Saúde Unimed – Angel Boligan Corbo
Os prêmios temáticos de Assédio e Saúde Unimed foram para o ucraniano Vladimir Kazanevsky, com um retrato do assédio envolvendo crianças e para o mexicano Angel Boligan Corbo, que retratou a dependência digital.
As menções honrosas foram entregues aos brasileiros Alberto Ribeiro Palmieri, vencedor da categoria charge; Alexandre Alves Franco, com o trabalho temático sobre Assédio; André Farias e Marco Merlin, na categoria tiras e Rodrigo Mineu, no cartum.
Prêmio Cartum – Cal Gomez
O ucraniano Vladimir Kazanevsky foi contemplado com menção honrosa na categoria cartum. Shahrokh Heidari, da França ficou com a menção pela temática Assédio. Em caricatura foi escolhido o indiano, Shankar Pamarthy. A menção pela charge, ficou para Vasco Gargalo de Portugal e o peruano Walter Toscano recebeu a menção honrosa pela caricatura.
Os prêmios totalizaram R$ 55 mil, distribuídos entre os vencedores das categorias charge, cartum, caricatura, tiras/histórias em quadrinhos e o prêmio temático; o Grande Prêmio – Troféu Zélio de Ouro e outros como o de Júri Popular Alceu Marozi Righetto, Câmara Municipal de Piracicaba, exclusivo para a categoria caricatura, Saúde Unimed para trabalhos com a temática Saúde e o prêmio Águas do Mirante.
Prêmio Câmara de Vereadores – Douglas de Souza Vieira
Neste ano o Salão Internacional de Humor de Piracicaba conta com 427 obras de 201 artistas de 30 países. Os trabalhos foram selecionados entre 2.638 enviados para o Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu). O evento é realizado pela Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur).
Prêmio Tira – Oguz Gurel
A programação completa do 45º Salão de Humor, que conta com a mostra principal, paralelas, debates, oficinas, workshops, Festival Paulista de Circo, Feira de Quadrinhos e a 7ª Caminhada com Humor, pode ser acessada no endereço http://salaointernacionaldehumor.com.br/
Prêmio Temático Assédio – Vladimir Kazanevsky
SERVIÇO – 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. De 25 de agosto a 14 de outubro. Parque Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454, Piracicaba. Visitação: quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h, sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. Informações: (19) 3403-2620/2623.