População passeia pelo Armazem 14 na noite de abertura do 50 Salao de Humor

A histórica 50ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba recebeu 147.570 visitantes, recorde de público em 50 anos do evento, incluindo as visitas à mostra principal e as exposições paralelas pela cidade e outras duas realizadas na cidade de São Paulo. Em 2022, o 49º Salão foi visitado por 119.853 pessoas. O Salão foi aberto no dia 26 de agosto e se encerrou no último dia 29 de outubro. A realização da mostra, consagrada como a mais antiga e ininterrupta do mundo, é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).

“Foi uma mostra histórica com número de visitantes histórico. É uma grande satisfação saber que o Salão de Humor atingiu e tocou tantas pessoas nesses dois meses de realização. Um marco que nunca mais vamos nos esquecer!”, falou Junior Kadeshi, o diretor do Salão de Humor.

De acordo com o balanço do Cedhu, 56 mil pessoas visitaram as mostras do 50º Salão de Humor que ficaram expostas nos Armazéns 9 e 14, no Parque do Engenho Central. Já na Rodoviária de Piracicaba, 90 mil pessoas visitaram a paralela O Salão de Humor é Nosso. Na Casa do Povoador, a paralela 50 Vezes Zélio teve a visita de 670 pessoas e, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, 900 pessoas visitaram a paralela Pamonhas, Ainda.

No Pecege, no bairro Santa Rosa, a paralela Mostra de Cadernos da Bel recebeu mil visitantes. Já a Mostra Caricaturas do Salão de Humor de Piracicaba, exposta em agosto no hall de entrada da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), recebeu a visita de 600 pessoas.

Kadeshi também ressalta que onde estava a paralela Meio Século, Meio Ambiente do 50º Salão de Humor, na estação Santana do Metrô de São Paulo, é um espaço que, diariamente, passam mais de 30 mil passageiros.

Para o diretor do Salão de Humor, além do número recorde de visitantes, a 50ª edição merece destaque pelo recorte histórico de muitas paralelas, abordando o passado do próprio evento, com homenagem, inclusive, ao artista Zélio Pinto, considerado o ‘Pai do Salão’.

“O resgate histórico que foi feito nesta mostra de 50 anos, com fotos e documentos até então não vistos em nenhuma outra edição do Salão, mostram os bastidores do evento, quem fez, como fez, as mudanças do mundo, da tecnologia etc. Mostraram um novo ângulo de visão do Salão, o de quem o organizou nesses 50 anos”, conta Kadeshi.

Para o secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, a 50ª edição foi vitoriosa e reforçou ainda mais a importância de Piracicaba no universo do humor gráfico mundial. “Foi uma edição histórica robusta, com trabalhos pontuais em questão de técnicas e temáticas, que prendia a atenção das pessoas durante a visitação. Essa relevância será, sem dúvida, mantida na 51ª edição e tantas outras que virão em seguida”.

PREMIADOS – Os premiados de todas as categorias, revelados ao público na cerimônia de abertura, dia 26/08, no palco externo do Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho, foram: O Grande Prêmio foi para Quinho, que venceu a categoria Temático – Crise da Meia Idade. Na categoria Caricatura, o prêmio foi para Shankar Pamarty, da Índia; a categoria Cartum foi vencida pelo brasileiro Luiz Carlos Fernandes, que também levou o prêmio Câmara. O prêmio Charge ficou com Ali Miraee, dos Estados Unidos; Alireza Pakdel, do Chipre; venceu o prêmio Tira; Victor Solis, do México, levou o Prêmio Saúde Unimed; o prêmio Escultura foi para o brasileiro Rui Miranda. Quanto ao prêmio Adilson Maluf, inédito e exclusivo para um artista de Piracicaba, o vencedor foi Lucas Leibholz.

Ainda na noite de premiação, foram revelados e premiados os artistas que receberam menção honrosa: Ivan Mata, da Espanha, ganhou na categoria Caricatura; Darko Drljevic, de Montenegro, na categoria Cartum; Dario Castillejos, do México, de Charge; Jota A, do Brasil, na Temática; Dodô Vieira, do Brasil, em Tira; Cláudia Kfouri, do Brasil, em Escultura; e Brum, do Brasil, em Saúde.

VALORES REAJUSTADOS – Com o reajuste dos valores a partir deste ano, o valor total de prêmios do 50º Salão foi de R$ 90 mil. Passaram de R$ 5.000 para R$ 7.500 para todas as categorias – cartum, charge, caricatura, quadrinhos, temática, escultura, prêmio Unimed, que tem como tema saúde, Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto, feito por votação do público pelo site do Salão, e Prêmio Câmara Municipal, sempre para uma caricatura.

Especialmente para a 50ª edição foi criado o Prêmio Adilson Maluf, também no valor de R$ 7.500, oferecido pela família do ex-prefeito, entusiasta do evento e que faleceu em julho do ano passado, destinado exclusivamente ao melhor trabalho entre os artistas piracicabanos ou residentes na cidade. O Grande Prêmio, entregue ao melhor trabalho entre todos os selecionados e expostos desta edição, também teve reajuste, passando de R$ 10 mil para R$ 15 mil.

TOUR VIRTUAL – Com o recurso tecnológico online Tour 360º, é possível visitar o 50ª edição do Salão sem sair de casa e com a sensação de estar dentro do Armazém 14. Para a visita virtual, basta acessar o site do Salão (salaointernacionaldehumor.com.br) e clicar no botão Faça o Tour 360º.