O 68º Salão de Belas Artes de Piracicaba (SBA), realizado pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), já definiu os trabalhos premiados e os que ficarão expostos no hall do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A mostra, que será aberta dia 11/08, às 20h, com entrada gratuita, terá 64 obras de 38 artistas, sendo 11 trabalhos premiados.
Jesser Valzacchi é Medalha de Ouro com a obra Estado de Espírito
A seleção e premiação foram feitas entre 306 obras recebidas de 89 artistas pertencentes a sete estados do Brasil. Na primeira fase de seleção, o número reduzido a 107 pela comissão interna do evento, formada por Carlos Alberto Valério, Esio Antonio Pezzato (presidente da Comissão Organizadora), Juliana de Fátima Mazzero, Maurici Luis Scarpari e Odair Jorge Demarchi.
A seleção e premiação aconteceu no último dia 6/07, no hall do Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho, pelo júri formado por Carmelo Gentil Filho, Clóvis Pescio, Patrícia Scalon, Renato Palmuti e Ronaldo Lopes. Na ocasião, o prefeito Luciano Almeida recepcionou os jurados e acompanhou parte do trabalho de análise.
O secretário de Governo e da Semac, Carlos Beltrame destaca a importância do 68º Salão de Belas Artes, que não acontecia desde 2019 devido à pandemia. "Será uma retomada em grande estilo deste concorrido salão, que sempre recebe obras de diversas partes do Brasil. A edição de 2023 surpreenderá com ótimos trabalhos de paisagens, retratos, naturezas mortas e esculturas".
Felipe Marques Salsano Barbosa é Medalha de Prata com a óleo sobre tela Fé
Segundo o presidente do SAB, Ésio Pezzato, o júri fez uma unidade impactante na escolha das obras selecionadas. "Os artistas se manifestaram por meio de diversas técnicas e temas, numa seleção que certamente agradará o público".
PREMIADOS – Quatro das obras premiadas do 68º Salão de Belas Artes são Prêmio Aquisitivo Prefeitura de Piracicaba. Os artistas e respectivas obras contemplados são: Jesser Valzacchi, com o óleo sobre tela Estado de Espírito, que também recebe o prêmio Medalha de Ouro, classificada como a obra mais expressiva desta edição; Felipe Marques Salsano Barbosa, com a óleo sobre tela Fé, também Medalha de Prata; e Bruno Mantelatto Delgado, com o conjunto de dois óleos sobre tela, Ronaldo e Maria, que recebem ainda a Medalha de Bronze.
Outras quatro obras recebem o Prêmio Aquisitivo Câmara de Vereadores. Tatiana Cipoli, com as pinturas em aquarela Backpacks e Coffee, e Eliana Lima, com os desenhos Modelo Vera 01 e Modelo Vera 02.
O 68º Salão de Belas Artes ainda contempla Thales Fernando Pomb com Menção Honrosa pelo conjunto das três obras enviadas: Meu avô Sebastião, Minha avó Inge e Autorretrato, todos elas que são pinturas em óleo sobre tela.
SERVIÇO – 68ª Salão de Belas Artes. No hall do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Avenida Independência, 277. Abertura no dia 11/08, às 20h. Visitação de 12/08 a 1º/09, com entrada gratuita.