O SAP (Salão de Aquarelas de Piracicaba), realizado pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), já definiu os trabalhos e os premiados da 7ª edição, que será inaugurada neste mês de maio em local e data a serem divulgados em breve. Serão expostas 74 obras de 38 artistas de diversas partes do Brasil. No total, o evento recebeu 345 inscrições.
A segunda e última fase da seleção aconteceu no Armazém 14 do Engenho Central na última terça-feira, 30/04, e novamente reuniu a comissão de Seleção e Premiação, formada por Danielle Noronha Maia, Gonzalo Ivar Carcamo Luna e Sidney Siqueira Meireles, e a comissão Organizadora, que é Jhullia Vieira de Matos, Renata Aparecida Rosa e Renata Gava.
Os prêmios aquisitivos do Prefeitura de Piracicaba do 7º SAC foram concedidos para Adriana Scauri, com a obra Onde Nasce o Rio, João Paulo de Carvalho, com Textura do Silêncio V, Carlos Avelino Santos dos Reis, com Cayma – Peru, Lisete Terezinha Assen de Oliveira, com Dos Pretos (1), Arthur Guedes de Melo, com Dona Maria, e Reinaldo Nishimura, com Caminhos.
Nesta edição, João Paulo de Carvalho também recebeu o prêmio Capa (a obra que vai estampar a capa do folder de divulgação com a obra Textura do Silêncio IV). Já a Medalha Miguel Dutra foi concedida para Carmelo Gentil Filho, com a aquarela Vale do Anhangabaú – SP.
Também foram conferidas menções honrosas para André Sakrai, com a aquarela Mãe Costurando, Zilda Felisbino, com Orquídea II, Ana Maria Müller Grollmann, com uma obra da série Fragmentos da Mata Atlântica – Acanthaceae, Eliana de Jesus Lima Santos, com Passeio de Carroça, e Marlene Eberhardt Prado, com a aquarela Três Palmeiras.
Para a jurada Danielle Noronha Maia, a seleção resultou em um SAP variado. “Não só na questão do tema, mas como cada artista explora a técnica da aquarela, com soluções que divergem em intensidade, leveza ou cores”.
Sidney Meireles exalta a qualidade dos participantes desta sétima edição. “Impressionou a quantidade de ótimos artistas que enviaram suas obras e é gratificante ver como a aquarela cresce a cada dia no Brasil”.
A AQUARELA – Aquarela é uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água. Os suportes utilizados na aquarela são muito variados, embora o mais comum seja o papel com elevada gramagem. Isso porque é necessário que o papel seja mais grosso visto a utilização da água, fazendo com que não haja deformações no papel. São também utilizados como suporte o papiro, casca de árvore, plástico, cartolina, couro, tecido, madeira e tela.