Carlos Avelino foi Prêmio Aquisitivo Prefeitura de Piracicaba em 2020 com a obra Santo Antonio de Lisboa - Florianópolis

A Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), abre nesta segunda-feira, 26/02, as inscrições para a sétima edição do SAP (Salão de Aquarelas de Piracicaba), prevista para acontecer em maio. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis em https://bit.ly/SAP-Regulamento.

O SAP de 2024 marcará a retomada do salão – a última edição aconteceu em 2020. Como em anos anteriores, podem participar artistas de todo o Brasil, que devem enviar de duas a cinco aquarelas, originais e inéditas, para a apreciação do júri de seleção.

As inscrições serão gratuitas e deverão ser entregues na sede da Semac (avenida Maurice Allain, 454) de 26/02 a 28/03, presencialmente, pelo próprio artista ou por correspondência, valendo a data limite para formalização da inscrição, ou seja, será considerada a data de chegada, e não a de postagem.

O artista deverá inscrever suas obras por meio de fotos em alta resolução, coloridas e impressas em papel couchê (mínimo 80g) ou papel sulfite 40 (120g), no formato A4, com as etiquetas correspondentes (Anexo III) preenchidas e fixadas atrás das fotos.
Não serão válidas as inscrições de obras com as fotos em mídias digitais (CDs, pendrive etc.), com fotos de baixíssima qualidade, como obtidas na internet ou em folha com tamanho diferente do A4.

A edição 2020 contou com 573 obras inscritas, de 138 artistas de 41 cidades do país. A exposição, realizada de 4/11 a 22/12 daquele ano, teve 53 obras expostas de 26 artistas. O Prêmio Aquisitivo Prefeitura de Piracicaba foi entregue aos artistas Guilherme Garoa, Carlos Avelino e Beto Candia.

Carlos Beltrame, secretário da Semac, ressalta a importância da pasta dar continuidade ao salão que divulga a técnica da aquarela. “A aquarela é uma das técnicas mais universais e acessíveis das artes. Todo mundo já experimentou pintar com aquarela algum dia. E como não lembrar de um clássico da MPB, do grande compositor Toquinho, que leva o nome da técnica, e a popularizou junto às crianças?”, disse.

Prêmio Aquisitivo Prefeitura de Piracicaba em 2020, do artista Guilherme Garoa

SELEÇÃO – Para a seleção e premiação das obras, uma comissão será formada por três membros de comprovada especialização e reconhecido valor no cenário artístico nacional, indicados à Secretaria da Ação Cultural pela Comissão Organizadora.

PRÊMIOS – O Salão de Aquarelas de Piracicaba vai conferir os seguintes prêmios: Prêmios Aquisitivos Prefeitura Municipal, dispondo de R$ 9.600; uma Medalha Miguel Dutra; cinco Menções Honrosas e um Prêmio Capa, referente à reprodução da obra na capa do catálogo e demais impressos deste SAP.

A TÉCNICA – Aquarela é uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água. Os suportes utilizados na aquarela são muito variados, embora o mais comum seja o papel com elevada gramagem. Isso porque é necessário que o papel seja mais grosso visto a utilização da água, fazendo com que não haja deformações no papel. São também utilizados como suporte o papiro, casca de árvore, plástico, cartolina, couro, tecido, madeira e tela.