Os engenheiros da mobilidade estão num momento de desafios monumentais e complexos. Suas decisões impactarão nos recursos energéticos, meio ambiente, economia e futuro do planeta. Diante deste quadro, o 1º Seminário Sae Brasil de Energias Alternativas Aplicadas à Mobilidade, que ocorrerá no Simtec 2009, promoverá em um único local uma atmosfera altamente interativa e criativa, com as últimas tendências em busca da mobilidade verde sustentável. Serão apresentados casos de sucesso com avançadas e inovadoras tecnologias de utilização de energias alternativas e seus impactos no cenário global. No primeiro dia do evento (1/07), pela manhã, serão realizadas visitas técnicas à centros de tecnologia da mobilidade, combustível e processos. A tarde está programada visita ao parque de exposições do Simtec 2009. Também pela manhã, no segundo dia (2/07) serão divulgados alguns conceitos e experiências que permitirão compreender, com acesso privilegiado, os aspectos e impactos destas energias. Como complemento dos trabalhos, haverá mesa-redonda com participação de profissionais da indústria da mobilidade para discutir os temas das apresentações. O evento será realizado nos dias 1 e 2, no Engenho Central-Piracicaba/SP, simultaneamente ao Simtec 2009. A Sae Seção São Carlos & Piracicaba busca a disseminação de conceitos de engenharia para o público acadêmico e empresarial. É uma oportunidade de se conhecer as aplicações mais recentes das energias alternativas à Mobilidade, e proporcionar uma rede de relacionamento aos participantes, formando opiniões, consolidando conceitos e conhecendo novos parceiros. PROGRAMAÇÃO 01/07/2009 – Visitas técnicas * Cosan – O Grupo COSAN é o único player totalmente integrado do setor de energia renovável, estando presente em todos os elos da cadeia de valor do setor sucroenergético. Possui 18 usinas em Sao Paulo, uma em construçao na cidade de Jataí (GO), duas refinarias e dois terminais portuários, além de atuar no segmento de distribuiçao de combustíveis por meio da marca Esso e no varejo com a marca Da Barra. Com capacidade de moagem atual de cerca de 46 milhoes toneladas/ ano, a Cosan é a maior companhia do mercado sucroenergético brasileiro, além de um dos maiores produtores, comercializadores e exportadores de açúcar e etanol do mundo. * CTC – Mais de 40 anos de atuaçao ininterrupta na geraçao de conhecimento, valorizando e investindo no capital intelectual e no desenvolvimento humano dos seus profissionais, que, juntos, fazem do CTC uma referencia mundial no cenário do etanol, do açúcar e da energia. O CTC é, comprovadamente, o maior centro de tecnologia da cana-de-açúcar do Brasil, e um dos mais destacados no mundo, atuando dinamicamente em toda a cadeia produtiva do setor canavieiro; desde a cultura da cana até a produçao final de açúcar, de etanol e de energia. Sediado em Piracicaba, Sao Paulo, Brasil, o CTC iniciou as suas atividades no ano de 1969. Em 2004, passou por um reposicionamento estratégico, incorporando empresas e grupos produtores de cana-de-açúcar e etanol em todo o país, transformando-se em uma associaçao civil de direito privado. Sem fins lucrativos, o CTC é mantido pelas principais usinas e associaçoes de fornecedores do setor de cana-de-açúcar. * Delphi Technical Center Piracicaba/SP – Localizado as margens da Rodovia Luiz de Queiroz (SP304), o Centro Tecnológico Delphi conta com mais de 5 mil metros quadrados em prédio e instalaçoes próprios, onde sao realizadas atividades de desenvolvimento de produtos, calibraçao veicular e suporte as operaçoes da Delphi no Brasil e América do Sul. Com um corpo técnico de mais de 100 profissionais, composto preponderantemente por engenheiros da área automotiva, o Tech Center Delphi possui laboratórios voltados a testes de componentes automotivos e integraçao de sistemas veiculares, dinamômetros de bancada e de chassi para emissoes veiculares e testes a alta temperatura, câmara shed para mediçao de emissoes evaporativas e câmaras climáticas para testes a baixas temperaturas (até 30°C negativos), além de áreas de suporte, como preparaçao de motores e instrumentaçao veicular. No aspecto de desenvolvimento e aplicaçao de novos produtos para o mercado sul-americano, o Tech Center Delphi conta com uma equipe engenheiros de produto e de processos, com amplos recursos nas áreas de design 3D, simulaçoes computacionais e suporte a gerenciamento de projetos. 02/07/2009 – Visitas técnicas 8h40 as 9h00 – Credenciamento 9h05 as 9h25 – Abertura – Palestrante: Renato Mastrobuono, Diretor de Desenvolvimento de Produto, Iveco Latin America 9h30 as 10h20 – Possibilidades e Limitações da Aplicação de Bicombustíveis e Acionamentos Elétricos na Indústria da Mobilidade. – Palestrante: Horst Bergmann, Consultor – Tecnologias Powertrain, FEV Aachen Histórico Profissional: Horst Bergmann estudou engenharia mecânica na universidade de Braunschweig, obtendo o seu diploma em 1969. No mesmo ano iniciou sua carreira na Daimler Benz AG (Hoje Daimler AG), em Stuttgart na divisão de desenvolvimento de motores pesados. Após exercer várias funções nos desenvolvimentos avançados de motores, e envolvimento em programas mundiais de combustíveis alternativos, ele se tornou responsável pelo desenvolvimento de uma nova família de motores, a série 900. Em 1997, ele veio para o Brasil como membro da diretoria da Mercedes-Benz do Brasil, sendo responsável pelo desenvolvimento de caminhões e ônibus, retornando para a Alemanha em 2000 para se tornar Diretor responsável pelo desenvolvimento da linha de vans Vito/Viano. Horst Bergmann se aposentou em 2007, e desde então auxilia a FEV como consultor na área de tecnologias de powertrains para veículos pesados. Ele também ministra cursos na Academia de Negócios de Stuttgart nas áreas de máquinas a pistão, como bombas, compressores e motores de combustão interna. É membro da SAE Internacional desde 1983 e foi Presidente do Congresso SAE de 2000. Atualmente é o Chairmain do Comitê Internacional da SAE Brasil que organiza fóruns e seminários internacionais. 10h25 as 11h00 – Coffee-Break 11h05 as 11h55 – Combustíveis alternativos e novas tecnologias Powertrain – Palestrante: Roberto Stein, Diretor de Engenharia e Vendas América do Sul, Delphi Automotive Systems Histórico Profissional:Roberto Stein é Diretor de Engenharia e Vendas da Delphi Automotive Systems para a América do Sul. Trabalhando na Empresa desde 1996, liderou o projeto e construção do Centro Tecnológico em Piracicaba –SP, onde atua como Diretor e é responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias, na engenharia de produto, aplicação e manufatura de sistemas de gerenciamento de motor e controle de combustível. Stein obteve os títulos de Bacharel, Mestre e de Doutor em Física pela Universidade Estadual de Campinas, bem como, o MBA pela Fundação Getúlio Vargas. 12h00 as 12:50 – O Flex Start – Uma nova geração do Flex Fuel – Mais uma conquista da engenharia brasileira – Palestrante: Marcos Melo Araujo, Gerente do Programa da Tecnologia Flex Start Mundial, Robert Bosch Histórico Profissional: Mestrado em Engenharia (1989) pela UNICAMP, Engenheiro Eletricista (1986) pela UNICAMP. Gerente de programa da tecnologia Flex Start a nível mundial. Gerente de engenharia de produtos responsável por componentes para gerenciamento de motores Otto (Injeção, Admissão de Ar, Ignição e Sensores). Chefe de engenharia de produtos responsável por sistemas de fornecimento de combustível (Bombas, Módulos de Fornecimento de Combustível, Sensores de Nível e Reguladores de Pressão). Chefe de engenharia de experimental. Participou ativamente no desenvolvimento dos componentes que viabilizaram a introdução dos sistemas flex fuel pela Bosch. Desenvolveu projetos diversos com clientes nos EUA, Alemanha, Inglaterra e Japão. 12h50 as 14h20 – Almoço 14h30 as 15h20 – Tecnologias Avançadas de Propulsão – Palestrante: Henrique Basílio PereiraSilvio A. Illi, Gerente da Engenharia de Produtos, General Motors do Brasil Histórico Profissional: Henrique Basílio Pereira é Gerente da Engenharia de Produtos da General Motors do Brasil (GM POWERTRAIN) responsável pelos sistemas mecânicos e eletrônicos de gerenciamento e controle de motores. É engenheiro mecânico formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), especializado em motores de combustão interna pela Escola de Engenharia Mauá e Executive MBA pela Business School SP & Universidade de Toronto (Canadá). Iniciou sua carreira profissional em 1986 como engenheiro de testes de motores nos laboratórios da General Motors. Em 1994 foi transferido para a DELPHI onde foi responsável pela Engenharia de qualidade de Clientes para a America do Sul. Em 1996 retornou à engenharia de motores da General Motors onde foi promovido a Gerente de Engenharia. 15h25 as 15:45 – Encerramento Palestrante: Gábor János Deák, Presidente América do Sul, Delphi Automotive Systems SERVIÇO: 1º Seminário SAE BRASIL de Energias Alternativas Aplicadas à Mobilidade Seção São Carlos & Piracicaba 1 e 2 de julho Engenho Central – Piracicaba/SP * Programação sujeita a alterações. Informações: (11) 3287-2033 www.saebrasil.org.br FICHA TÉCNICA – SIMTEC 2009 30/06/2009 a 03/07/2009 Engenho Central – Piracicaba – SP – Brasil www.simtec.com.br Informações: (19) 3417.8604 simtec@simtec.com.br Realização: * Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) * Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo) * Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) * Ciesp/Regional Piracicaba * Prefeitura Municipal de Piracicaba Organização: MVM Promoções e Eventos – Tel: (19) 3417.8604. COMO PARTICIPAR * Visitante – No site www.simtec.com.br, os interessados devem preencher a ficha de inscrição on-line, que possibilita acesso ao parque de exposições e pavilhão de palestras. * Expositor – Para a reserva de estandes, os interessados devem entrar em contato no telefone (55-19-3417.8604) ou por e-mail (simtec@simtec.com.br) Outras informações: – Luciane Anhão – Assessoria de Imprensa Simtec – tel: (19) 9789.5418
SAE Brasil discute mobilidade verde sustentável no Simtec 2009
Por Comunicação Social /
Publicado em 19/06/2009
Tempo de leitura:
13 minutos.