A Vacinação contra gripe em idosos acontece neste sábado(22), em toda a zona rural do município. Dezenove equipes de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde atuarão na vacinação. Na zona rural foram destacados 19 pontos de vacinação para atender a população em horários variados: das 8 às 16 horas nas Unidades Básicas de Saúde(UBS) de Tanquinho, Anhumas, Ibitiruna, Artemis, e Tupi; na EMEI Jardim Bartira, Escola João Perin(Nova Suiça), Escola Prof. M Lourenço(Pau Queimado), Escola Paulo Valério (Serrote), na Capela Bom Jesus, das 8 às 10h; na Capela Santa Isabel, das 8 às 11 horas; Escolinha Batistada, das 8 às 10h30; no Itaperu(Bela Vista Nauti Clube), das 8 às 11 horas; no Itaperu(Granja), das 8 às 10h; Centro Comunitário do Monte Alegre, das 8 às 11h; Capela Santa Isabel(Bongue-Ondinhas), das 8 às 11h; Vila Nova, das 8 às 9h30,; Volta Grande, das 9 às 11h e no Sete Barrocas até às 15h e no Lago Azul, das 8 às 11h e Armazem da Dirce, das 13 às 16h. Para receber a vacina, a pessoa deve levar a Carteira de Vacinação ou apresentar a Carteira de Identidade (RG).

Área Urbana

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe em Idosos começa oficialmente na próxima segunda-feira(24), em toda área urbana . Este ano, a Campanha acontecerá no período de 24 de abril a 05 de maio e a vacinação será oferecida em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programas de Saúde da Família (PSF), no horário de atendimento de cada unidade; na Praça José Bonifácio, das 7h às 17h; nos cinco terminais de ônibus, das 6h às 12h; no Centro de Especialidades Médicas, das 7h às 17h e nos postos volantes em várias regiões da cidade, das 7h às 12h.

O objetivo é imunizar contra a doença pelo menos 70% da população do município acima dos 60 anos de idade. O lançamento oficial da campanha foi feito no último dia 30 de março pelo prefeito Barjas Negri, que declarou que, este ano, a responsabilidade ainda é maior, pois a meta é superar o índice do ano passado, quando 25.128 pessoas – 72% – com mais de 60 anos receberam a vacina.

Barjas também lembrou que depois de vários anos sem cumprir a meta do Ministério da Saúde, que é de vacinar 70% da população idosa, o ano de 2005 ficou marcado pelo empenho de todos os colaboradores, o que possibilitou ao município ultrapassar a meta preconizada.

A exemplo do ano anterior, que a Prefeitura apostou na proposta de parceria com a sociedade para obter maior conscientização do público alvo, a campanha 2006 já tem formalizado o apoio de empresas e entidades como de General Chains do Brasil, Belgo Arcelor, Wahler, Votorantim Celulose e Papel, Ferchimika, Santa Casa Saúde, Amhpla, Hospital dos Fornecedores de Cana, Unimed Saúde Preventiva, Enfermap, Esaup, Carrefour, Supermercado Beira Rio, BIG, Enxuto e Visart.

Prevenção ao Câncer bucal

Em conjunto com a Campanha de vacinação será realizada em 34 postos distribuídos pelo município, no período de 24 a 28 de abril, a Campanha de Prevenção e Diagnóstico precoce do Câncer Bucal em Idosos. Todas as pessoas com idade acima de 60 anos, que procurarem os postos de vacinação serão convidadas a participar de uma avaliação de sua saúde bucal. Segundo a Coordenadora de Saúde Bucal, Dirce Valério da Fonseca, a iniciativa tem como objetivo fazer o diagnóstico preventivo do câncer bucal no maior número possível de pessoas com 60 anos de idade ou mais.

As avaliações serão feitas durante a semana de 24 a 28 de abril, nas 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que dispõem de atendimento odontológico, em 5 Unidades de Saúde da Família (PSF), no Centro de Especialidades Médicas, Senai-Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e em duas unidades volantes. Devido a Campanha, o atendimento odontológico de rotina nas UBS e no CEO-Centro de Especialidades Odontológicas será interrompido nesta semana, com exceção dos casos de urgência. No Serviço de Urgência e de Endodontia, na Rua Tiradentes Nº 521, o atendimento será normal.

Durante a Campanha de Câncer Bucal, além da avaliação que busca verificar possíveis lesões, serão fornecidas orientações sobre higiene bucal, cuidado e manuseio de próteses e auto-exame. Após a avaliação, o paciente receberá um folder com importantes dicas sobre cuidados, higiene bucal e orientações para o auto-exame.

A Coordenadora de Saúde Bucal alerta a população sobre a importância da avaliação das condições da saúde bucal e solicita que todos os idosos façam o exame, que é bastante simples e indolor. Os casos com necessidade de tratamento serão conduzidos para o Centro de Especialidades Odontológicas-CEO para retriagem e tratamento.

Principais fatores de risco de câncer bucal:

 Vício de fumar cigarros e cachimbos

 Consumo de álcool

 Exposição continuada à luz solar

 Má higiene bucal

 Próteses dentárias mal adaptadas ou quebradas

 Restaurações ou dentes fraturados ou com bordas cortantes

Fique Atento ! Procure logo um profissional de saúde !

 Feridas na boca que não saram em duas semanas

 Ulcerações pequenas superficiais e indolores

 Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.

 Dificuldade de fala, mastigação e deglutição

 Emagrecimento acentuado

 Dor