O 10º Passeio de Barcos com Nossa Senhora dos Navegantes pelo rio Piracicaba será no próximo sábado (dia 03), com saída às 9h30 na Rua do Porto em Piracicaba, até Santa Maria da Serra, num percurso de 90 quilômetros. O evento, organizado pelo Jornal a Gazeta Regional com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, faz parte do calendário turístico oficial da cidade. A partida será da rampa, ao lado do Largo dos Pescadores.

O evento que começou com apenas duas embarcações e 7 pessoas navegando, chegou em 2006 com 173 barcos registrados transportando 535 participantes representando 11 cidades. Acompanhado da imagem de N.Sra. dos Navegantes os barcos irão até a Estância Tamanduá em Sta. Maria da Serra, onde a imagem permanecerá por trinta dias na Capela Sta. Luzia. A expectativa é de que se o rio Piracicaba mantiver uma boa vazão, 200 barcos participarão da travessia.

Os organizadores do evento ressaltam que este evento é um passeio de barcos, não competição de velocidade, de manobras radicais ou de potência de motores. Por isso, a Marinha Brasileira autuará as pessoas que não respeitarem a velocidade determinada pela Comissão Organizadora e causarem problemas para a navegação de embarcações.

Regulamento

Para participar do Passeio é obrigatório fazer a inscrição da embarcação junto a Comissão Organizadora. As Fichas de inscrição e cópias do Regulamento do Passeio (REP) estarão nas casas de pesca e náutica em Piracicaba. A taxa de inscrição custará R$10,00 por embarcação. As fichas de inscrição deverão ser entregues nas Barracas de recepção no dia do Passeio devidamente preenchidas e assinadas pelo Comandante da embarcação e nesse ato receberá o ADESIVO para entrar com a embarcação no rio. Os participantes deverão cumprir todas as exigências do REP da Comissão Organizadora e as da NORMAM-3 da Marinha referente a Eventos Esportivos de acordo com o art. 113. 2- Será entregue gratuitamente a cada comandante da embarcação um boné personalizado do Passeio, um saco de lixo, uma sacola plástica, impresso para entrada do veículo de busca (carro ou…) no local de chegada determinado pela COMISSÃO ORGANIZADORA 3- Nenhuma embarcação adentrará as rampas sem o ADESIVO do 10º Passeio colado na embarcação. Membros da comissão cuidarão da entrada das embarcações nas rampas 4- Há duas rampas .Uma na Rua do Porto e outra na Av. Cruzeiro do Sul 3200 na Nova Piracicaba a serem utilizadas pelas embarcações para adentrarem o Rio Piracicaba. 5- Todas as embarcações deverão estar com a documentação em dia (seguro, licença, equipamento de salvatagem exigido (coletes, etc.), termo de responsabilidade, piloto com carta de arrais, lotação adequada à embarcação. 6- As embarcações deverão estar abastecidas, motores instalados e desamarradas das carretas ao adentrarem as rampas para evitar perda de tempo. 7- Todos os participantes deverão cumprir as normas, orientações e determinações da Comissão Organizadora e das autoridades da Marinha do Brasil (que estarão fiscalizando o Passeio de Barcos).Podendo tanto a CO como a Marinha determinar a retirada do Passeio de embarcação que estiver desrespeitando o REP. 8- Os jet-skis que não fizerem parte do dispositivo de segurança do Passeio deverão navegar no fim do comboio de embarcações. Nenhuma embarcação navegará à frente do barco da Santa a menos que autorizado por membro da CO. 9- Por orientação da Marinha do Brasil as embarcações navegarão formando agrupamentos classificadas pela potência de seus motores e a CO os dividiu conforme segue : grupo 1 (motores acima de 90 HP); grupo 2 (de 40HP a 80HP); grupo 3 (de 15HP a 30HP); grupo 4 ( menores que 15HP); grupo 5 ( jet-skis) e que navegarão nessa ordem durante a travessia dos 90 km do PASSEIO de BARCOS. 10- Haverão duas paradas técnicas: 1ª no Rancho do Roncato e 2ª na Vila da Matilde (Tanquã) 11- Para mais informações : tel/fax (19) 3433-8675-Piracicaba c/ Moura