Piracicaba, 20 de fevereiro de 2013 – Idealizado com o objetivo de conscientizar e educar crianças, jovens e adultos sobre os cuidados com os recursos naturais e principalmente visando a preservação do rio Piracicaba, o 19º Arrastão Ecológico será realizado neste sábado, dia 23, a partir das 9h, na rampa da Rua do Porto. Deste local sairão os barcos, que margearão o rio recolhendo o lixo das duas margens até chegar ao Rancho Roncato, onde haverá uma confraternização dos participantes.

A abertura da solenidade contará com o show da dupla sertaneja Claudemir e Moisés, e também com o plantio simbólico de 19 árvores na margem direita do rio, ao lado do Engenho Central, que será realizado por autoridades e representantes de entidades civis.

O Arrastão Ecológico que foi idealizado por José Luiz Guidotti e é realizado anualmente desde 1995, atualmente tem como coordenador e organizador, José Carlos Masson. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Setur (Secretaria Municipal de Turismo) e da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), e o evento conta com o patrocínio e apoio de diversas empresas, entidades civis e instituições.

Neste ano uma equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (NEA/SEDEMA) também fará por terra uma caminhada chamada de “Trilha do Rio”, ao longo do rio Piracicaba, que saíra da rampa da Rua do Porto e percorrerá o seguinte roteiro: Casa do Povoador, caminho atrás da Casa do Povoador, Ponte Pênsil, Engenho Central e Mirante, com o objetivo de estimular a percepção das pessoas sobre a relação delas com o rio, esclarecendo como essas relações interferiram e ainda interferem na qualidade das águas do rio Piracicaba.

Para este trajeto da “Trilha do Rio”, serão organizados até 8 grupos de 10 a 20 pessoas e serão recolhidos materiais (lixo) descartados indevidamente nas calçadas. Menores de idade poderão participar desde que acompanhados de um responsável. A finalização deste passeio acontecerá no Parque do Mirante e o retorno ao Largo dos Pescadores pelo mesmo caminho é opcional para os participantes que quiserem voltar.

“Os organizadores e participantes do evento cumprem o dever nessa importante luta de preservação do meio ambiente, e o mais importante, para conscientização da comunidade em não poluir a natureza” afirma José Carlos Masson, coordenador do Arrastão Ecológico.

A comissão organizadora do evento informa que a rampa será liberada a partir das 7h e que haverá equipes de segurança oficial do evento, compostas pelo Corpo de Bombeiros, Pelotão Ambiental, Guarda Civil, Semuttran e SAMU, que acompanharão todo o trajeto pelo rio e por terra. As embarcações deverão ser providenciadas pelos participantes e estar legalizadas, apresentando o licenciamento do arraes no momento da inscrição. Os tripulantes dos barcos deverão providenciar combustível, peças de reposição, bonés, protetor solar, repelente, coletes salva-vidas, alimentação e demais acessórios.

Todos os participantes receberão as instruções de procedimento à saída do evento, além de luvas, camisetas e sacos plásticos para serem utilizados no recolhimento de lixo. As inscrições para participar do Arrastão Ecológico poderão ser feitas no dia do evento em uma tenda no Largo dos Pescadores.

Haverá também uma tenda do SEDEMA para cadastrar pessoas que queiram mudas de árvores para plantio em calçadas e a presença de um caminhão, estacionado no Largo dos Pescadores, que fará o recolhimento seletivo de pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes e materiais eletroeletrônicos, que serão encaminhados para a central de resíduos da SEDEMA.

Para a secretária de Turismo, Rose Massarutto, “o Arrastão contribui com a preservação da orla do rio Piracicaba, melhorando as condições e espaços para o turismo local”.

SERVIÇO: 19º Arrastão Ecológico pelo rio Piracicaba Data: 23 de fevereiro de 2013 Horário: a partir das 9h Início: Rampa do Largo dos Pescadores Final: Rancho do Sr. Roncato Informações sobre as atividades do NEA/SEDEMA: (19) 3417.9494 Mais informações para Imprensa:

Assessoria da Secretaria de Turismo de Piracicaba Mariana Gandolfi – MTB 53.743 mgandolfi@piracicaba.sp.gov.br (19) 3403.1270 / (19) 8726.6165