Sábado, 13/05, é o Dia D da vacinação contra a gripe

Neste sábado, 13, será o Dia “D” de mobilização nacional da Campanha contra a gripe (Influenza), quando a Secretaria de Saúde vai abrir 42 unidades de saúde e distribuir mais 17 postos volantes em pontos estratégicos da cidade (conforme lista abaixo), que vão funcionar das 8h às 17 horas, visando atender o maior número possível de pessoas, que compõem os grupos prioritários. No ano passado, a campanha começou pelo Dia D, quando foram aplicadas, em apenas um dia, 26.632 doses da vacina.
Os grupos prioritários são: profissionais da saúde, idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mães que tiveram bebês nos últimos 45 dias), pessoas com alguma comorbidade e professores da rede pública e privada. A orientação é que essa população compareça munida de documentos de identificação e dos comprovantes necessários. No caso de comorbidades, levar a carta de indicação médica ou a receita do(s) medicamento(s) que faz uso devido a doença crônica. Os professores e os profissionais da saúde precisam comprovar atuação profissional.
Foram incluídos também como grupos prioritários, que podem ser vacinados amanhã (DIA D): policia militar e civil, bombeiros, funcionários do PoupaTempo, funcionários dos Correios e Defesa Civil. Esses grupos serão identificados por meio de crachá ou holerite.
A preocupação da Secretaria de Saúde é com a baixa adesão à campanha. Por isso, torna-se importante destacar que no Brasil já ocorreram este ano dezenas de mortes por causa de síndrome respiratória, característica da doença, quando há o agravamento do quadro de saúde do paciente. Dr. Pedro Mello, secretário de Saúde, observa que o agravamento da doença costuma acontecer em maior quantidade durante o período mais intenso de inverno, quando aumentam as doenças respiratórias. “Podemos evitar essa situação tendo uma visão preventiva, nos vacinando agora”, enfatizou.
Até o dia 10 de maio, quando foi feito o último balanço da campanha pela Vigilância Epidemiológica, foram vacinadas 31.861 pessoas, correspondente a uma cobertura de 37,62% do público-alvo. Outras 2.601 pessoas com comorbidades, além de 348 professores. A meta é vacinar ao todo 76.215 pessoas. Ou seja, 90% do público prioritário, de acordo com o Ministério da Saúde (MS).
PREVENÇÃO – A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.
É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
Postos de vacinação para o Dia "D" – 13/05, das 8 às 17h
VOLANTES
Jaú Serve São Dimas
Pão de Açúcar
Estação do Idoso
Praça José Bonifácio
Praça Matriz Vl. Rezende
Terminal Central
COOP Supermercado
Delta Vila Monteiro
Enxuto Supermercado
Makro Supermercado
Terminal Vila Sônia
Supermercado Ideal
Delta Areão
Praça Takaki
Walmart
Carrefour
Padaria Razera
POSTOS FIXOS
UBS Centro
UBS Independência
CRAB Vila Rezende
CRAB Piracicamirim
PSF Cecap
UBS Alvorada
PSF Chapadão 1
USF São Francisco
USF Tupi
UBS Jupiá
PSF Itapuã II
PSF Jaraguá I
CRAB Novo Horizonte
UBS Planalto
PSF São José
PSF Tatuapé I
PSF Monte Líbano I
PSF Monte Líbano II
PSF Jd. Das Flores
PSF Vitória
CRAB Santa Terezinha
CRAB Vila Sônia
UBS Balbo
PSF Artemis
PSF Boa Esperança I
PSF Boa Esperança II
PSF IAA I
PSF Pq Orlanda
PSF Algodoal
PSF Bosque Lenheiro I
PSF Gilda
PSF Mário Dedini II
PSF Santa Rosa I
PSF Vila Fátima
PSF Vl. Industrial
CRAB Vl. Cristina
UBS Esplanada
PSF Primeiro de Maio
PSF Costa Rica
UBS Caxambu
UBS Paulicéia
PSF Oriente
