A tradição dos trovadores e menestréis, trazida da Europa e transmutada num Brasil miscigenado e de riquezas culturais reconhecidas no mundo é o mote do show interativo Violices de um Trovador, que o compositor e professor de música piracicabano Rubinho Ávila apresenta amanhã, 15/07, às 10h, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. A entrada é gratuita. O show é uma realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

Nesta apresentação na Biblioteca Municipal, Rubinho usa o maracatu, o repente, o cururu e o cateretê do Sudeste como ponte do imaginário dos trovadores, além de também fazer menções à cultura nativa americana e africana. Outras canções de domínio público e composições de Rubinho fazem parte do repertório.

Segundo Rubinho, o espetáculo é fruto de uma mentoria que teve com renomada violonista, cantora, percussionista e compositora brasileira Badi Assad. A direção artística é de Cris Miguel, integrante do grupo Mawaca e da Casa Passarinho.

Natural de Piracicaba, Rubinho é músico, compositor e professor de música. Estudou viola caipira na Universidade Livre de Música Tom Jobim, em São Paulo e, hoje, trabalha com trilhas sonoras e como educador musical e pesquisador da cultura popular do Brasil e do mundo. Como produtor musical, idealizou o histórico álbum Cururu ao Vivo – Nhô Serra e Zico Moreira, gravado em 1997, no Sesc Piracicaba.

SERVIÇO – Violices de um Trovador, com Rubinho Ávila. Amanhã, 15/07, às 10h, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Entrada gratuita. Na rua Saldanha Marinho, 333. Informações/Whatsapp: (19) 3433-3674.