Portal do Município de Piracicaba

Roteiro turístico gratuito no cemitério terá participação especial da Cia. Metamorfose de Teatro

Por CCS / Publicado em 22/08/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.

Evento acontece no domingo, 24/08, das 9h às 11h

A imagem mostra um cemitério com várias sepulturas ornamentadas e esculturas.No centro da imagem, destaca-se uma grande cruz de pedra, possivelmente granito, com uma textura rústica. À esquerda da cruz, há uma estátua de anjo de mármore branco, com asas abertas. Outra escultura de anjo, menor, está posicionada sobre um pedestal mais adiante.À direita da cruz, uma imponente escultura de Jesus Cristo sentado, com um halo ao redor da cabeça, domina a cena. Várias outras sepulturas de diferentes tamanhos e materiais, como mármore escuro e granito, compõem o cenário, algumas com detalhes em relevo e placas com nomes.Flores artificiais brancas em um vaso dourado estão dispostas em algumas sepulturas, adicionando um toque de cor ao ambiente. O céu está claro, com algumas nuvens esparsas, e ao fundo, é possível ver construções e árvores. A iluminação sugere um dia ensolarado.
Atividade será conduzida por historiadores e guia de turismo

Como parte da programação celebrativa dos 258 anos de Piracicaba, acontece neste domingo, 24/08, uma edição matutina do roteiro turístico gratuito no Cemitério da Saudade. Será das 9h às 11h, evidenciando figuras folclóricas e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Historiadores e guia de turismo conduzirão a atividade, com participação especial de atores da Cia. Metamorfose de Teatro. A realização é da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Turismo, Cultura e Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, em parceria com o grupo criativo Patrimônios da Saudade. As vagas estão esgotadas. Os organizadores orientam a doação de alimentos não perecíveis que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba. A programação completa comemorativa do aniversário do município pode ser vista na íntegra em https://abre.ai/pira258anos.

Nesta visita, o público poderá ouvir sobre a vida e curiosidades a respeito de figuras como Erotides de Campos, compositor e professor que tem em sua sepultura uma máscara mortuária, um elemento único no cemitério; Thales Castanho de Andrade, pioneiro na literatura infanto-juvenil brasileira, e Marina Tricânico, poetisa piracicabana autora do hino da Polícia Militar Feminina do Estado de São Paulo, além de Nhô Lica, o colecionador de pedras, o médico Alfredo Cardoso, entre outros.

A imagem mostra um grupo de oito pessoas em uma sala com piso escuro e paredes claras. A maioria das pessoas está sorrindo e olhando para a câmera. Na frente, um homem com óculos escuros e uma camiseta listrada preta e branca está tirando uma selfie. Ele tem um sorriso largo e está acenando com a mão. Atrás dele, há mais sete pessoas. Da esquerda para a direita, um homem em uma camiseta preta com um desenho branco, um homem em uma camiseta amarela, um homem mais velho em uma regata bege, um homem em uma camiseta preta, uma mulher em uma regata verde com um colar verde, e um homem em uma camiseta azul. Todos parecem estar se divertindo. No fundo, há uma barra de dança, um teclado e algumas cadeiras.
Atores da Cia. Metamorfose de Teatro participam do roteiro neste domingo

“Abrimos as inscrições na última quarta-feira e elas se esgotaram durante a noite. Estamos felizes em perceber o interesse do público para conhecer mais sobre a história da cidade, uma vez que este roteiro no cemitério tem como proposta ampliar o olhar das pessoas para a educação patrimonial, arte cemiterial e a identidade de um povo. Nosso intuito é oportunizar conhecimento e atividades em diferentes pontos do município. E desta vez teremos a participação de atores ao longo da atividade. Será um diferencial marcante”, comentou a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Clarissa Quiararia.

A imagem mostra a entrada de um cemitério, com um arco elaborado em tons de rosa e amarelo.O arco é adornado com estátuas de anjos em relevo e a inscrição em latim "OMNES SIMILES SUMUS", que se traduz como "Todos somos iguais".A estrutura é ladeada por grades de metal branco e pilares em tons de rosa e amarelo. No topo do arco, há um elemento decorativo em forma de chama.O céu azul com nuvens brancas e árvores verdes ao redor criam um contraste com a arquitetura do local. A imagem parece ter sido tirada durante o dia, sob boa iluminação.
Roteiro no Cemitério da Saudade começa às 9h

No roteiro, as informações serão compartilhadas pelos historiadores Paulo Renato Tot Pinto e Maurício Beraldo, autores do livro Somos Todos Iguais, lançado em 2022, que compila dados e faz um resgate histórico sobre o Cemitério da Saudade, que foi inaugurado oficialmente em 2 de dezembro de 1872. A condução será feita pelo guia de turismo Otacilio Júnior e haverá participação especial dos atores Daniela Tonin, Larissa Lorenz, Felipe Yubai, Gabriel Monndini, Matteus Cobra, Vicente Mateus e Washington Poppi, da Cia. Metamorfose de Teatro, que é coordenada por Poppi.

Para a visita, a recomendação é usar sapatos fechados apropriados para caminhadas e preferencialmente calça.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.