O autor piracicabano Giuliano Pereira D’Abronzo estará amanhã, sábado, 19/08, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, para lançar o livro Rio de Lágrimas, um romance com referência a fatos de eventos históricos nacionais e internacionais. Com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), o lançamento será às 10h e a entrada é gratuita.
Como conta D’Abronzo, Rio de Lágrimas começa com a história da família de Luigi Casandrino, em meio à crise econômica de 1939, que deixa a fazenda de café e muda-se para Piracicaba.
“A partir daí, tudo muda na vida dessa família de imigrantes italianos. Para o pai, é preciso encontrar um novo emprego. Para a mãe, a vida na cidade é cheia de novidades. Os filhos vão à escola e enquanto crescem, vivem as experiências que mudaram o Brasil e o mundo nos anos 1930”, contextualiza o autor.
No decorrer do romance, a Revolução de 1930 e a implantação do Estado Novo, a Revolução Constitucionalista de 1932, a vida de Piracicaba nesse período e a Segunda Guerra Mundial aparecem como pano de fundo na história de D’Abronzo. “É a vida nos ano 1930 tendo como ponto de vista de uma pessoa comum”, resume o autor.
SERVIÇO – Lançamento do livro Rio de Lágrimas. Amanhã, sábado, 19/08, às 10h, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Rua Saldanha Marinho, 333. Evento gratuito. Informações: (19) 3433-3674.