A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), apresenta amanhã, terça-feira, 21/09, mais um encontro do projeto Terça Maior, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Às 19h, na Sala Carlos Drummond de Andrade (Sala 2), será exibido o filme Roma, Cidade Aberta, de Roberto Rossellini, que faz parte do projeto Cine Arte, inserido no Terça Maior. A entrada é gratuita e a classificação para 12 anos.
Com curadoria de Alex Brasil, da Cine 16, serão realizadas, até dezembro, quatro sessões homenageando o italiano Roberto Rossellini (1906-1977), um dos mais influentes cineastas da história do cinema.
O filme, lançado em setembro de 1945, foi o primeiro título da série que ficou conhecida como a Trilogia da Guerra, do cineasta italiano. Estão programados também os outros dois títulos da trilogia: Paisà, de 1946, e Alemanha Ano Zero, de 1948, para outubro e novembro, respectivamente. E, ainda, para fechar o Ciclo Rossellini, em dezembro será exibido o drama Stromboli, de 1950, com Ingrid Bergman.
"Com o filme Roma, Cidade Aberta, que começou a ser rodado clandestinamente antes da rendição alemã, portanto ainda durante a ocupação nazista na Itália e as lutas da resistência, e em meio a um país devastado politica, social e economicamente pela Segunda Guerra Mundial, Rossellini funda uma estética cinematográfica que passou a ser conhecida como Neorealismo Italiano, baseada na predominância de filmagens externas, explorando os ambientes naturais, urbanos e rurais", complementa Alex Brasil.
Anna Maganani em Roma, Cidade Aberta
Com Anna Maganani e Aldo Fabrizi, Roma, Cidade Aberta, que recebeu o grande Prêmio do Júri em Cannes, narra de forma crua e trágica as ações clandestinas da resistência na luta contra a ocupação nazista na Itália nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial. Será exibida amanhã a versão restaurada digitalmente pelo Progetto Rossellini.
SERVIÇO – Projeto Terça Maior, com a apresentação do filme Roma, Cidade Aberta (1945) de Roberto Rossellini, às 19h, na Sala Carlos Drummond de Andrade (Sala 2), no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, à rua Gomes Carneiro, 1.212, no Centro, com entrada gratuita e classificação 12 anos.
O filme foi lançado em setembro de 1945