Na imagem, à esquerda, painel de exposição com trabalhos feitos por usuários idosos da Assistência Social. em frente à eles, pessoas observa. Ao fundo, outras pessoas conversam.
Exposição de trabalhos feitos por pessoas idosas atendidas pela Assistência Social

Após uma extensa programação especial em comemoração ao mês da pessoa idosa, no dia 28/10, às 19h, acontece roda de conversa, com o tema Idosos com dependência: como cuidar? e no dia 31/10, também às 19h, homenagens a pessoas idosas e apresentação do coral do projeto Com Vivência. As atividades marcam o encerramento das ações realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e do Conselho Municipal do Idoso (CMI), com apoio de organizações da sociedade civil do município.

A roda de conversa direcionada a cuidadores profissionais e familiares será mediada pela presidente do CMI, Andréia Golinelli, com apresentação da temática por Lívia Baltieri, terapeuta ocupacional, diretora da ABRAz – sub-regional Piracicaba e diretora do Residencial Dolce Vita; Priscila de Arruda Freitas, enfermeira responsável técnica de Lar Betel, especialista em Geriatria e Gerontologia e Letícia Dias Baroni, psicóloga e coordenadora do Centro Dia do Idoso. As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/JGYQNAMkxeNYJKAX6.

No dia 31, além das homenagens a pessoas idosas do município, o público poderá prestigiar a apresentação do coral do projeto Com Vivência, com a presença de 60 pessoas idosas que participam das oficinas de música e coral nos bairros.

Para a secretária da Smads, Euclidia Fioravante as atividades propostas durante o mês de outubro, em alusão ao Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1º/10, são importantes para sensibilizar a sociedade sobre as questões do envelhecimento saudável, respeito, atenção e cuidado com o público 60+.

“Acreditamos que o cuidado com a pessoa idosa deve ser permanente. Nossa população está envelhecendo cada vez mais e precisa de políticas públicas que fortaleçam a sua caminhada e priorizem a socialização para que a incidência de isolamento social seja cada vez menor”, comenta a presidente do CMI, Andréia Golinelli.

AÇÕES – As ações que envolvem pessoas idosas dos serviços da Assistência Social e população em geral aconteceram durante todo o mês de outubro em homenagem ao Dia Nacional do Idoso.

Entre as ações realizadas, destacam-se o baile 60+, dinâmicas, rodas de conversa, palestras, festivais de música, oficina de pintura, oficina de horta, de ecologia, bingo, passeio turístico, oficina digital, cinema, Vem Jogar, concerto musical, jogos e brincadeiras integram o mês da pessoa idosa.

A programação contou com o apoio das secretarias municipais de Cultura (Semac), Saúde (SMS), Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam); Fundo Social de Solidariedade (FUSSP), Lar Betel, Centro Dia do Idoso, Estação Idoso, projeto Com Vivência, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Mário Dedini, Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), Passo a Passo, Apaspi, Afascom, Cesac, entre outros.

SERVIÇO – Roda de conversa Idosos com dependência: como cuidar?, no dia 28/10, às 19h e no dia 31/10, também às 19h, homenagens a pessoas idosas do município e apresentação do coral do projeto Com Vivência. Os eventos serão realizados na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, localizada na rua Saldanha Marinho, 333, Centro. Eventos gratuitos.