Aconteceu no último sábado, 02/12, por iniciativa do Movimento Tô Aqui, em parceria com a Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), a 10ª Roda de Conversa sobre Produção Agroecológica Comunitária de Alimentos no Município voltados para a Soberania Alimentar da População, em área verde localizada no bairro Santa Fé, onde será implantada uma horta comunitária agroecológica.

Situada entre duas escolas, a E.M. Juliana Dedini Ometto e a E.E. Dom Eduardo Milad Koaik, na rua Manoel Ocanã, a área está sob permissão de uso da Casa do Hip Hop de Piracicaba desde o dia 28 de novembro, data do 4º Encontro Conecta Rural, após a assinatura do Termo de Permissão de Uso com a Prefeitura, por meio da Sema e a Simap (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente).

Durante a roda de conversa foi realizado um resgate histórico dos encontros anteriores que resultaram na reivindicação da área e um plantio simbólico de mudas frutíferas. O local será um ponto estratégico para ações do Programa Municipal de Agricultura Urbana, da Sema, além de outras iniciativas em conjunto com a comunidade, como a horta agroecológica, área de compostagem, sistemas agroflorestais e local para resíduos de poda de árvores para cobertura de solo na agricultura, e outras ações em prol da promoção da educação ambiental, soberania alimentar e segurança alimentar e nutricional.

O coordenador geral da Casa do Hip Hop, Ubirajara Cristiano de Barros Sabino, que também participa do Movimento Tô Aqui, agradeceu a parceria com a Prefeitura e ressaltou o trabalho da instituição para aumentar a produção de alimentos locais. “Há anos estamos discutindo alimentação e planejando formas de diminuir o sofrimento da comunidade com a produção do nosso próprio alimento. Esta é uma conquista de Piracicaba”, disse.

A secretária Nancy Thame, da Sema, destacou o trabalho desenvolvido desde 2021 com a instituição do Programa Municipal de Agricultura Urbana, que tem, entre seus objetivos, o incentivo à geração de trabalho e renda, o combate à fome, o aproveitamento de terrenos ociosos do município e a redução do custo do acesso ao alimento para os consumidores de baixa renda.

Área verde localizada no bairro Santa Fé terá uma horta comunitária agroecológica