O rio Piracicaba atingiu 4,42 metros na manhã de hoje, segunda-feira

Após chegar ao estado de emergência na manhã de hoje, segunda-feira, 09/10, o rio Piracicaba baixou para 4,10 metros com vazão de 354 m3/s – estado de alerta – às 16h30. Segundo a Defesa Civil, a previsão indica pouca chuva para Piracicaba e todo o Estado hoje e a tendência é que o nível do manancial continue baixando.

No sábado, domingo e hoje, segunda, choveu em Piracicaba 104,2 mm, quase o volume previsto para o mês inteiro de outubro, de acordo com média histórica, que é de 123 mm. O volume de chuvas elevou o nível do rio Piracicaba para 4,44 metros, situação de emergência. O extravasamento do manancial ocorre quando ele atinge os 4,70 metros.

“A Defesa Civil segue monitorando a situação dos rios que cortam o município, entre eles o Piracicaba e o Corumbataí, por meio do Saisp, que é o sistema de alerta do Estado de São Paulo. Se o rio voltar a subir, a população será comunicada por meio dos canais da Prefeitura, sites e redes sociais”, infoma Odair de Mello, diretor da Defesa Civil.
Por conta dos temporais dos dias 27/09, 4/10 e no fim de semana, a força-tarefa da Prefeitura, que envolve as secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), de Trânsito e Transportes (Semuttran), de Obras e Zeladoria (Semozel), Guarda Civil e a Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, está nas ruas.
A Semozel atua na desobstrução de bocas de lobo e limpeza de passagem de córregos, tendo passado pelos bairros Jardim Noiva da Colina, Pauliceia, Higienópolis e Morumbi.
A Simap está com a empresa terceirizada realizando a retirada de árvores e galhos caídos; até o momento, de 27/09 até hoje, foram registradas quedas de 183 árvores. A Simap segue monitorando e atualizando o balanço. No fim de semana foram constatadas quedas nos bairros Centro, Novo Horizonte, São Judas, Bongue, São Francisco, Ártemis, Lago Azul, Tupi e Nova Piracicaba.

Foto de drone mostra trabalho da Prefeitura na retirada de árvores danificadas pelas chuvas e ventos

ABASTECIMENTO – Também hoje, a captação de água da Estação de Tratamento Luiz de Queiroz foi interrompida devido ao aumento repentino do rio Piracicaba causado pelas chuvas intensas, afetando os equipamentos da casa de bombas da unidade. A manutenção foi realizada e a captação retomada. O abastecimento de água, a partir desta estação, atende aos bairros São Dimas, Jupiá, Glebas Califórnia, Chácara Nazareth e toda a região da Pauliceia, e será normalizado de forma gradativa, devendo ser completa no fim da tarde de hoje. Em regiões rurais mais distantes podem ocorrer pontos com instabilidade.

ALAGAMENTO – Com as fortes chuvas, alguns pontos em ruas e avenidas sofrem com alagamentos, como ocorreu na tarde de sábado, na rua Gomes Carneiro, nas proximidades do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Um colchão deixado na rua obstruiu um bueiro. A Prefeitura já realizou a limpeza no local.

É importante reforçar que o descarte de lixo e outros resíduos nas ruas causa o entupimento de bueiros e alagamentos. “Pedimos a colaboração da população para que faça o descarte de materiais de maneira correta. Um dos grandes problemas é o entupimento de bueiros causado por sacos de lixo. Pedimos que as pessoas instalem lixeiras em frente de suas casas. Se não tiver lixeira, é importante que coloquem o lixo na rua no horário mais próximo possível da coleta”, ressalta Odair de Mello.

SERVIÇO – Munícipes que necessitem informar queda de árvores e outros problemas podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193, a Prefeitura, pelo 156, a Guarda Civil, pelo 153, ou a Defesa Civil, pelo 199. Casos de falta de energia devem ser direcionados à CPFL pelo 0800-0101010 ou pelo site https://cpfl.com.br.