A vazão do rio Piracicaba e a previsão de fortes chuvas para os próximos dias foram o tema da reunião realizada ontem, (15/01), pela Comissão de Defesa Civil no Centro Cívico. Toda a equipe se mobilizou para elaborar uma estratégia preventiva, diante da possibilidade eminente de extravasamento dos rios Piracicaba e Corumbataí.

A reunião foi presidida pelo Secretário de Governo Carlos Beltrame, que contou também com outros colegas de pasta, caso de Dorival José Maistro – Semad, Nancy Thame – Sema, Paulo Ferreira – Semob, Euclídia Fioravante – Smads, Marcos Kamogawa – Sedema e José Vicente Caixeta – Semuttran. Participaram ainda Odair Luiz de Melo – Defesa Civil, Ivan Pateti – Semob, Antonio Costelo – Sema, Henrique Domingues – Semutrran, Marcos Antonio da Silva – Guarda Civil e Ludmar Romanini – Sedema.

Segundo Carlos Beltrame, a ideia foi checar a estrutura que o Executivo pode oferecer em casos de emissão de alerta pelos grupos de Whatsapp. “Temos que estar preparados para mobilizar uma força tarefa, que rapidamente disponibilize escavadeiras, caminhões e funcionários para ajudar a população ribeirinha em casos extremos”, disse Beltrame.

Situação dos rios Piracicaba e Corumbataí

A vazão dos Rio Piracicaba e Corumbataí abaixou de ontem para hoje, mas continua em estado de atenção. Na quinta-feira a profundidade do Piracicaba era de 3,72m e do Corumbataí 3,81m. Hoje (15/01) o nível está em 3,25m e 3,27m respectivamente. A possibilidade de extravasamento de ambos, está intimamente ligada à possibilidade de chuvas na cabeceira neste final de semana.

Acompanhe quais são os principais bairros da cidade afetados, em casos de extravasamento:

Rio Piracicaba: Rua do Porto, Nova Piracicaba/Av. Cruzeiro do Sul, Jupiá/Av. Jaime Pereira, região do Bongue/Ondinhas e Jardim Estoril.

Rio Corumbataí: IAA, Santa Terezinha e Vila Rios.