Ribeirão Preto recebeu representantes das “Cidades Parceiras” nesta segunda-feira para troca de experiências do setor de saúde. O prefeito Welson Gasparini e o secretário da Saúde, Oswaldo Cruz Franco, receberam o grupo agradecendo a participação de cada município presente – Sorocaba, Piracicaba, São José dos Campos e São Caetano do Sul. Jundiaí não pode comparecer, mas vai encaminhar relatório sobre as ações do setor.

Gasparini manifestou sua satisfação em participar deste pool de cidades parceiras que relatam experiências bem sucedidas que possam ser compatibilizadas e compartilhadas entre si, bem como análise dos problemas comuns às Cidades Parceiras em busca de ferramentas para enfrentar os desafios de cada setor nos municípios engajados.

Oswaldo Cruz Franco, em breve resumo, relatou a realidade do setor de saúde no município de Ribeirão Preto apresentando informações sobre diversos assuntos, entre os quais investimentos, informatização geral em toda a rede municipal e intercâmbio com universidades.

No encontro, realizado no Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto), cada cidade relatou suas experiências. Após o almoço, o grupo visitou a Unidade Básica “Maria Casagrande” e o Hospital “Mater”.

O grupo de “Cidades Parceiras” tem por meta reunir secretários municipais das cidades em cada área para troca de experiências administrativas. O encontro inicial de preparação dos trabalhos foi em junho. Em julho Sorocaba recebeu os prefeitos das cidades envolvidas. Segundo o prefeito de Ribeirão Preto, Welson Gasparini, a importância destes encontros está na troca de experiências bem sucedidas que possam ser compartilhadas pelos municípios e a busca de soluções e de ferramentas para o enfrentamento dos desafios do presente e do futuro.

Em Jundiaí o encontro foi sobre “Segurança”, em Piracicaba sobre “Comunicação” e em Sorocaba sobre “Finanças”. Nesta terça-feira, São José dos Campos recebe representantes das “Cidades Parceiras” para tratar sobre Educação. Enquanto o tema Gestão e Informação será debatido em encontro nesta quarta-feira em São Caetano do Sul. Ribeirão Preto também vai sediar o encontro final entre os prefeitos, agendado para o dia 10 de outubro, quando serão avaliados os resultados dos diversos encontros e definidas novas atividades.