Acontece neste domingo, 20 de agosto, das 9 às 13h, uma ‘Revoada de Pipas’, no parque da Rua do Porto. O evento promovido pela Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores, CPFL e Corpo de bombeiros marca o encerramento das atividades de conscientização sobre brincadeiras com pipas.
Entre as atividades foram realizadas palestrasno na Câmara de Vereadores, com a participação de cerca de 900 alunos de diversas escolas da cidade. As palestras trouxeram como tema principal a orientação sobre os riscos de se soltar pipas próximo da fiação elétrica e os perigos de usar o cerol, uma mistura de cola com vidro moído, que muitas crianças passam nas linhas das pipas para poder cortar a linha de um adversário. A brincadeira já causou diversos danos a rede elétrica e morte de motoqueiros e ciclistas.
Neste domingo, durante a “Revoada de Pipas serão distribuídas gratuitamente cerca de 3 mil pipas com linha e rabiola. Além disso, os participantes também vão poder fazer sua própria pipa no local. O objetivo do revoada é conscientizar crianças e adolescentes sobre segurança, de forma que a brincadeira seja feita em lugares abertos, planos e a uma distância bastante segura dos cabos elétricos. A expectativa da organização é reunir em torno de 3 mil pessoas no local.