Um espaço totalmente novo e revitalizado. Essa é a nova Praça José Bonifácio, que será entregue à população, nesta sexta-feira (9), a partir das 11 horas. A cerimônia ocorrerá no coreto, onde também está programado, a partir das 12 horas, Som do Meio Dia Especial, com a participação do Pira no Batuque – projeto musical com cerca de 25 adolescentes, entre 12 e 16 anos, assistidos pela Casa do Bom Menino.

A solenidade de entrega deve contar com a participação do prefeito Barjas Negri, secretários municipais, representantes da Acipi, CDL, Sincomércio, lojistas da região central e gerentes das agências bancárias localizadas nas imediações da Praça José Bonifácio.

A partir desta sexta-feira, também será implantada uma linha especial de ônibus, que percorrerá itinerário entre TCI e as ruas centrais, dentro da proposta de atender ao público que precisa de deslocar do Terminal Central ao centro da cidade e vice-versa.

Até o dia 21 de dezembro, a Secretaria de Ação Cultural coordena uma série de atividades, que reúne apresentações de dança e música, espetáculos teatrais e baile de Natal, com participação dos alunos da Oficina de Dança de Salão do Parque 1º de Maio, Parque Piracicaba, Jupiá e Vila Industrial.

Desde o início de agosto, a Prefeitura está trabalhando na revitalização da Praça José Bonifácio: abrindo acessos, renovando o paisagismo e reurbanizando a área, no intuito de melhorar o trânsito de pedestres e motoristas.

Só na construção de acessos foram investidos R$ 250 mil reais. O projeto de revitalização contempla também a pavimentação asfáltica de ruas, abertura e pavimentação de acessos, construção de rotatória, modernização da iluminação, implantação de estacionamentos, reforma dos sanitários, coreto e fonte luminosa, recuperação do paisagismo e sinalização (vertical e horizontal).

O projeto da revitalização foi desenvolvido pelo Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), com apoio da população e de entidades ligadas ao comércio, como Acipi, CDL e os próprios comerciantes.

ESTACIONAMENTO – Dentro do projeto de revitalização da Praça, 100 novas vagas de estacionamentos foram criadas na região. Com espaços delimitados para deficientes físicos, a nova área de estacionamento atende uma antiga reivindicação dos piracicabanos, que sofriam com a falta de vagas, especialmente na época de datas festivas.

ILUMINAÇÃO – A Prefeitura e algumas agências bancárias localizadas nas imediações da Praça investiram na modernização da iluminação – no intuito de melhorar a segurança dos freqüentadores e proporcionar um ambiente mais moderno. Houve a troca de aproximadamente 120 lâmpadas de vapor de sódio pelas modernas de vapor metálico (potência de 400 watts). Essa nova apresentação no período noturno vem sendo considerada um dos principais atrativos do projeto de revitalização da Praça José Bonifácio, uma vez que proporcionará mais segurança aos seus freqüentadores.