A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), está realizando os últimos ajustes para a conclusão da revitalização da Praça João Alfredo, localizada na avenida Fioravante Cenedese com rua Quinze de Novembro, em uma área de 946,64 m², em frente à antiga Estação da Sorocabana, em Ártemis.

De acordo com a Divisão de Projetos e Obras da Sedema, está faltando apenas a realização da limpeza final, execução da faixa de pedestres e pequenos arremates. A intervenção deve estar concluída na próxima semana. O investimento é de R$ 99.970,94 e a obra está sendo executada pela empresa TGM.

A praça recebe os ajustes finais

A remodelação da praça é realizada com recursos do Governo do Estado de São Paulo, conseguidos pelo deputado Alex Madureira, com intermediação do vereador Josef Borges.

Segundo informações da Sedema, no local foi executado o assentamento do piso intertravado e instalada a iluminação, além da instalação de cinco rampas, sendo duas nas calçadas da rua Manoel Detoni, uma na calçada (da praça) da rua Quinze de Novembro e duas nas calçadas da rua Aristides Berreta.

A praça está localizada em frente à antiga Estação da Sorocabana, em Ártemis

Os mobiliários urbanos, luminárias, papeleiras e bancos, também foram substituídos. A iluminação trocada por luminárias com sistema LED e os bancos de madeira substituídos por bancos de concreto. O projeto ainda contemplou pintura externa do balneário e da caixa d'água, além do reparo do portão de acesso.

A revitalização da praça deve estar concluída na próxima semana

HISTÓRIA – De acordo com a publicação Piracicaba em Traços e Cores Atuais, com organização e texto do arquiteto e diretor do Departamento de Patrimônio Histórico, Marcelo Cachioni, do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), o prédio da Estação de Ferro Sorocabana, em Ártemis, emoldurado pela Praça João Alfredo, tem estilo arquitetônico eclético. Chamado de ramal de João Alfredo, em homenagem ao senador João Alfredo Corrêa de Oliveira, autor do projeto da Lei Áurea, foi construído para ligar a Estação de Ferro Ituana à navegação fluvial recém-adquirida em 1886, na estação-porto de João Alfredo, que em 1945, passou a se chamar Ártemis.

Na beira do rio Piracicaba existia outro prédio, que servia para o embarque de cargas e passageiros nos barcos da navegação fluvial como ponto inicial da navegação no rio Piracicaba, feita pela Ituana no fim do século 19. A Estação de Porto João Alfredo foi inaugurada em 1887 como ponta de um ramal que saía de um ponto logo após a estação de Piracicaba.

Por conta da beleza do local e da viabilidade de acesso, passou a servir como ponto de passeio para o povo piracicabano. A E.F. Ituana foi incorporada à E.F. Sorocabana em 1892, com a formação da Cia. União Sorocabana e Ytuana (CUSY), que passou a se denominar Sorocabana Railway, em 1907, e Estrada de Ferro Sorocabana, em 1919. Em 1948 o prédio da Estação de Ártemis passou por uma reforma que lhe suprimiu o segundo pavimento central. Na década de 1950 a navegação fluvial foi encerrada e o ramal foi retirado.