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Revisão do Plano Diretor de Turismo: Secretaria realiza encontros temáticos com integrantes do setor

Agora haverá triagem das sugestões e propostas, levando em consideração as demandas dos grupos

Por CCS / Publicado em 02/12/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra um grupo de cerca de 20 pessoas, de diversas idades e etnias, posando para uma foto em uma sala. A maioria das pessoas está sorrindo e olhando para a câmera. Há um projetor e uma mesa na frente do grupo, sugerindo que pode ser uma sala de aula ou de reunião. O ambiente parece ser um local fechado, com paredes claras e uma janela grande de madeira escura ao fundo. As roupas das pessoas variam, desde casuais até mais formais, como camisas sociais e vestidos. A iluminação é clara e uniforme, iluminando bem o grupo.
Outro encontro foi com representantes de atrativos e guias de turismo
A imagem mostra uma sala de aula com um grupo de pessoas sentadas em cadeiras, a maioria delas voltada para um homem mais velho que está em pé no lado esquerdo da sala, de frente para um projetor. O homem em pé, vestindo uma camisa azul clara e jeans, parece estar dando uma palestra ou apresentação. As pessoas sentadas estão dispostas em um semicírculo, prestando atenção ao palestrante. Há mesas e cadeiras em estilo escolar espalhadas pela sala. Ao fundo, há janelas com cortinas e um quadro negro com algumas anotações escritas. A iluminação da sala vem de luminárias fluorescentes no teto. A atmosfera geral sugere um ambiente de aprendizado ou reunião.
Encontro com representantes da Sociedade Civil Organizada

Como continuidade às ações para revisão do Plano Diretor de Turismo de Piracicaba, a Secretaria Municipal de Turismo realizou na última semana encontros temáticos com integrantes do setor. As reuniões tiveram a presença da titular da Pasta, Clarissa Quiararia, e de gerentes da Secretaria, bem como dos gestores da empresa contratada para fazer a revisão do Plano Diretor, que é um instrumento de planejamento estratégico para orientar ações que visam o desenvolvimento sustentável do turismo no município, com o intuito de organização e promoção do setor.

A imagem mostra um grupo de pessoas reunidas em uma sala com piso de madeira detalhado e janelas em arco. Um homem mais velho, vestindo uma camisa azul e jeans, está em pé e gesticulando, parecendo estar apresentando algo para o grupo. As outras pessoas estão sentadas em cadeiras de madeira, ouvindo atentamente. Alguns indivíduos estão mais próximos do foco, enquanto outros estão mais ao fundo, compondo a audiência. A luz entra pelas janelas, iluminando a cena e criando um ambiente acolhedor.
Representantes de empreendimentos de hotelaria, de alimentos e bebidas também puderam contribuir com sugestões e propostas

Os encontros temáticos foram com representantes de empreendimentos de hotelaria, de alimentos e bebidas, de atrativos turísticos, artesãos, de agências e guias de turismo, do Comturpi (Conselho Municipal de Turismo) e de Secretarias Municipais, além da Sociedade Civil Organizada, sendo esta última dentro da reunião da Agenda Pira 35.

A imagem mostra quatro pessoas em pé, possivelmente em um evento ou reunião. Da esquerda para a direita, vemos um homem mais velho com óculos, vestindo uma camisa listrada em tons de rosa e branco e calças azuis escuras. Ao seu lado, uma mulher de meia-idade com um colar em forma de coração, usando um vestido estampado em branco com linhas pretas e vermelhas. Em seguida, um homem careca com uma camisa polo bege e calças azuis escuras. Por fim, uma mulher mais jovem com cabelos escuros e cacheados, vestindo uma blusa estampada em preto e branco e uma saia preta longa, com um crachá pendurado no pescoço. Todos sorriem para a câmera, transmitindo uma atmosfera amigável e profissional. Ao fundo, observa-se uma janela com madeira escura e uma parede branca, além de mesas e uma placa vermelha no canto superior direito. O piso é de madeira com um padrão em espinha.
Integrantes do Conselho Municipal de Turismo participaram de encontro

Todos os encontros foram conduzidos pelo Carlos Alberto Leal Rodrigues, da Leal Consultores e Associados Ltda., empresa responsável pela atualização do Plano Diretor de Turismo.
“Nosso objetivo com os encontros foi ouvir, reunir e organizar as demandas específicas de cada grupo, abordar temas de forma direcionada e agregar pontos de vistas distintos dos atores que compõem o trade turístico. As trocas e debates que aconteceram durante os encontros foram importantes para melhor embasamento da consultoria e para garantir que o Plano Diretor reflita as reais necessidades e potencialidades de Piracicaba”, falou a secretária de Turismo, Clarissa Quiararia, acrescentando que a última versão do Plano Diretor de Turismo municipal é de 2020. “As metas e ações lá descritas estão defasadas e é de extrema importância que o Plano seja com construção participativa da sociedade”, disse.

A imagem mostra um grupo de nove pessoas em pé, em um ambiente interno, possivelmente uma sala de reuniões, com um projetor ao fundo exibindo um slide com o logo da prefeitura de Piracicaba. As pessoas estão sorrindo e olhando para a câmera, sugerindo um momento de confraternização ou uma foto oficial. Os indivíduos vestem roupas casuais e formais, com predominância de camisas de botão e calças jeans ou sociais. A iluminação é suave, vinda de cima e da frente, destacando os rostos e as expressões de alegria do grupo. O piso de madeira com um padrão em espinha confere um toque clássico ao ambiente.
Reunião também aconteceu com gestores da secretarias municipais

Agora, a Leal Consultores fará triagem das sugestões e propostas provenientes dos encontros, levando em consideração as demandas dos grupos, para preparar um diagnóstico do setor. Enquanto isso, equipe da Secretaria de Turismo realiza a revisão interna do Plano anterior, conferindo as ações que foram executadas, as que foram paralisadas e as que não foram iniciadas.

Acontece, ainda, em paralelo a estas atividades, a pesquisa de demanda turística, tanto com pesquisadores locais quanto por meio eletrônico, via QR Codes instalados em atrativos turísticos e hotéis. A pesquisa vai até final de dezembro.


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