Revisão do Plano Diretor de Turismo: Secretaria realiza encontros temáticos com integrantes do setor
Agora haverá triagem das sugestões e propostas, levando em consideração as demandas dos grupos


Como continuidade às ações para revisão do Plano Diretor de Turismo de Piracicaba, a Secretaria Municipal de Turismo realizou na última semana encontros temáticos com integrantes do setor. As reuniões tiveram a presença da titular da Pasta, Clarissa Quiararia, e de gerentes da Secretaria, bem como dos gestores da empresa contratada para fazer a revisão do Plano Diretor, que é um instrumento de planejamento estratégico para orientar ações que visam o desenvolvimento sustentável do turismo no município, com o intuito de organização e promoção do setor.

Os encontros temáticos foram com representantes de empreendimentos de hotelaria, de alimentos e bebidas, de atrativos turísticos, artesãos, de agências e guias de turismo, do Comturpi (Conselho Municipal de Turismo) e de Secretarias Municipais, além da Sociedade Civil Organizada, sendo esta última dentro da reunião da Agenda Pira 35.

Todos os encontros foram conduzidos pelo Carlos Alberto Leal Rodrigues, da Leal Consultores e Associados Ltda., empresa responsável pela atualização do Plano Diretor de Turismo.
“Nosso objetivo com os encontros foi ouvir, reunir e organizar as demandas específicas de cada grupo, abordar temas de forma direcionada e agregar pontos de vistas distintos dos atores que compõem o trade turístico. As trocas e debates que aconteceram durante os encontros foram importantes para melhor embasamento da consultoria e para garantir que o Plano Diretor reflita as reais necessidades e potencialidades de Piracicaba”, falou a secretária de Turismo, Clarissa Quiararia, acrescentando que a última versão do Plano Diretor de Turismo municipal é de 2020. “As metas e ações lá descritas estão defasadas e é de extrema importância que o Plano seja com construção participativa da sociedade”, disse.

Agora, a Leal Consultores fará triagem das sugestões e propostas provenientes dos encontros, levando em consideração as demandas dos grupos, para preparar um diagnóstico do setor. Enquanto isso, equipe da Secretaria de Turismo realiza a revisão interna do Plano anterior, conferindo as ações que foram executadas, as que foram paralisadas e as que não foram iniciadas.
Acontece, ainda, em paralelo a estas atividades, a pesquisa de demanda turística, tanto com pesquisadores locais quanto por meio eletrônico, via QR Codes instalados em atrativos turísticos e hotéis. A pesquisa vai até final de dezembro.
