O prefeito Luciano Almeida se reuniu com secretários para analisar intervenções feitas e definir os próximos passos para resolver a situação da pedreira O prefeito Luciano Almeida se reuniu hoje, 07/02, com secretários para analisar as primeiras intervenções realizadas e definir os próximos passos para resolver a situação da pedreira do Bongue. Na ocasião, estiveram presentes representantes das secretarias de Obras e Zeladoria (Semozel), de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), de Transportes Internos (Semutri) e Defesa Civil.

Até o momento, de acordo com a Simap, foram executados os cortes de 40 árvores no topo da pedreira, que estavam em área de risco; a medida foi necessária justamente porque essas árvores já davam indícios de que poderiam cair a qualquer momento e, por isso, precisaram ser retiradas a fim de prevenir novos desagregamentos de blocos de rocha.

Além disso, a pasta também realizou 700 podas nas leucenas que ficam na avenida Jaime Pereira; no local já existe uma tela de contenção, mas a ideia é ampliar a altura dessa cerca para seis metros, como medida de proteção à avenida. Corte de 40 árvores no topo da pedreira já foi concluída

Após a reunião, ficou definido que a Semozel vai executar serviços de drenagem na rua Aracaju, para evitar que a água das chuvas transcorra por entre a pedreira, o que pode resultar no desprendimento de rochas. A drenagem consiste no manejo das águas de chuvas de forma que sejam escoadas para galerias pluviais. Os serviços serão iniciados ainda nesta semana.

Também será firmado um contrato emergencial para contratação de empresa especializada que vai realizar a derrubada de nove blocos que já estão condenados. A contratação da empresa deve ser oficializada até o fim dessa semana, para que o início dos serviços já ocorra na sequência. A expectativa é de que essa execução seja finalizada dentro do prazo de 30 dias. Após a conclusão dos serviços, será feita uma nova análise da pedreira para, assim, liberar o trânsito com segurança na avenida Jaime Pereira, que está interditada totalmente, de forma preventiva, desde 27/12/2022 (leia abaixo o esquema de rotas alternativas para o trânsito). Também será firmado contrato emergencial para realizar a derrubada de nove blocos que já estão condenados

“Todas essas medidas estão e serão realizadas seguindo o que foi estipulado pelo laudo final elaborado pela empresa contratada para vistoria da pedreira. Com as podas e os cortes de árvores concluídos, agora conseguimos dar andamento nas próximas etapas, que são a drenagem e a derrubada das pedras. Tudo o que está sendo feito é priorizando a segurança de todos que utilizam a avenida Jaime Pereira diariamente. Todo esse trabalho culminará em uma ação definitiva, ficando apenas algum detalhe pra ser estudado a médio e longo prazo”, explicou Luciano Almeida.

ROTAS ALTERNATIVAS – A avenida Jaime Pereira seguirá interditada até que as obras sejam concluídas. Para os motoristas que utilizam este trajeto, a Semuttran orienta as seguintes rotas alternativas: Opção 1 (desvio dos condutores dos bairros adjacentes) Sentido bairro-centro: rua dos Dourados, rua das Piracanjubas, rua dos Lambaris, rua dos Mandis, rua Angelino Stella (Jupiá), avenida dos Marins, avenida Jaime Pereira Sentido centro-bairro: avenida dos Marins, rua Angelino Stella, rua dos Mandis, rua dos Dourados (Jupiá), avenida Jaime Pereira Opção 2 (desvio dos condutores da região Norte) Sentido bairro-centro: seguir pela SP-304 ou avenida Cristóvão Colombo até a avenida 1° de Agosto. Sentido centro-bairro: avenida Dr. Paulo de Moraes, avenida Presidente Kennedy, rua Dom João Bosco, avenida Dona Lídia, avenida Rui Barbosa, avenida 1° de Agosto, SP-304.