A primeira reunião dos novos membros do Conselho do Orçamento Participativo (Comop), gestão 2022/2023, que tomou posse no dia 16/11, foi adiada e remarcada para quarta-feira, 30/11, às 19h, no 3º andar do Centro Cívico, na Sala de Qualificação Permanente. A remarcação ocorreu porque não houve quórum na primeira data (23/11). Estão na pauta da reunião assuntos como mapeamento das demandas das regiões do congresso e definição das prioridades por secretaria.

Com formação paritária, o conselho tem mandato de um ano e possui caráter consultivo geral, deliberativo no âmbito de sua competência e de fiscalização do poder público. Entre suas prerrogativas está auxiliar na definição de investimentos em suas regiões. O Conselho se reúne mensalmente.

A comissão paritária eleita do Comop tem como coordenador eleito Deivid Marcelino dos Santos, representante a Região Oeste; vice-coordenadora, Samaris Alderli Alves, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; primeira-secretária, Jane Franco Oliveira, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, e segundo secretário, Ezequiel Menegusse, representante da região Rural. Os conselheiros suplentes eleitos são Fernando Luis Stella, da Secretaria Municipal de Obras; Jefferson Wilians Gomitre, da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente; Guilherme Henrique Bitencourt, da Região Rural, e José Luis Theodoro, da Região Norte.

Cada uma das seis regiões (Centro, Leste, Norte, Sul, Oeste e Rural) tem um conselheiro titular e um suplente, com exceção da região Rural, que tem dois conselheiros titulares e dois suplentes, devido a sua grande extensão territorial.

Os conselheiros do poder público são representantes de secretarias municipais, como de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, Saúde, Defesa do Meio Ambiente, Ação Cultural, Obras, Assistência e Desenvolvimento Social e Educação.

Deivid Marcelino dos Santos, da região Oeste, foi eleito o Coordenador do Comop