A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) participou na última semana, nos dias 5 e 6 de junho, da capacitação dos municípios das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí para elaboração de Planos Municipais de Conservação de Mata Atlântica e Cerrado (PMMA-Cerrado).

O curso é oferecido pela Agência das Bacias PCJ, por meio da empresa Tractebel, contratada para a capacitação. Este já é o segundo módulo oferecido, sendo o primeiro realizado virtualmente em abril, no qual a equipe da Sema e Semuhget (Secretaria de Habitação e Gestão Territorial) participaram.

Neste segundo módulo, ocorrido no auditório da Smads (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social), em Piracicaba, foi discutido sobre as etapas e processos necessários para construção do diagnóstico dos municípios, que subsidia a construção do plano. Nos próximos módulos da capacitação, que continuam até dezembro, será formado um GT-Executivo, que trabalhará na elaboração coletiva do PMMA-Cerrado de Piracicaba.

De acordo com o engenheiro florestal da Sema, Ramon Pittizer, esse módulo de diagnóstico é um ponto chave que dá base à construção de um bom plano. “A participação da Sema na construção desse plano contribui para a articulação de diversas políticas públicas municipais vinculadas ao Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável, como, por exemplo, o Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e o Programa de Adequação Ambiental Rural, bem como políticas estaduais e federais”, disse.

Os Planos Municipais de Conservação da Mata Atlântica e Cerrado buscam retratar a realidade de cada município, no que se refere aos cenários atuais e futuros do território, sendo uma oportunidade para orientar as ações públicas e privadas, bem como para a atuação de entidades acadêmicas, de pesquisa e das organizações da sociedade.

Capacitação visa a elaboração do Plano nos municípios das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí