Acontece amanhã, às 9h, no Anfiteatro do Centro Cívico, a 4ª reunião da Rede Estadual de Gestores de Juventude. A reunião será aberta pelo Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Lars Grael. Participam da reunião 89 cidades da região de Campinas.

Para o evento foram convidadas as seguintes cidades: Aguaí, Águas da Prata, Águas de Lindóia, Águas de São Pedro, Americana, Amparo, Analândia, Araras, Artur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Brotas, Cabreúva, Caconde, Campinas, Campo Limpo Paulista, Capivari, Casa Branca, Charqueada, Conchal, Coordeirópolis, Corumbataí, Cosmópolis, Divinolândia, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Ipeúna, Iracemápolis, Itapira, Itatiba, Itirapina, Itobi, Itupeva, Jaguariúna, Jarinú, Joanópolis, Jundiaí, Leme, Limeira, Louveira, Mococa, Mogi-Guaçu, Mogi-Mirim, Mombuca, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Morumgaba, Nazaré Paulista, Nova Odessa, Paulínia, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, Santo Antônio da Posse, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Pedro, São Sebastião da Grama, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Tambaú, Tapiratiba, Torrinha, Tuiuti, Valinhos, Vargem, Vargem Grande do Sul, Várzea Paulista, Vinhedo.

A Rede Estadual de Gestores de Juventude foi criada pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer e pela Coordenadoria da Juventude do Estado de São Paulo. Segundo a coordenadora de Programas para Juventude, Adriana Sampaio de Souza Cordeiro, a rede é um grande grupo de trabalho que envolve secretários, coordenadores, diretores ou gestores municipais que tratem de assuntos e projetos de juventude nos seus municípios. “Com a rede, a idéia é sistematizar as Políticas de Juventude no Estado, trocar experiências de Governo e Gestão, criar os Conselhos Municipais de Juventude (COJUV/M) e articular ações de juventude e campanhas de interesse nas regiões do Estado.”

Conforme Adriana, com a efetivação da rede, a mesma será um grande instrumento para ampliar os diagnósticos de juventude no Estado e potencializar os projetos existentes na área de Juventude já criados e mantidos pelo Governo do Estado de São Paulo.

No decreto de criação da Rede, são colocadas como atividades a serem desenvolvidas por seus membros: criação de Conselhos Municipais de Juventude (COJUV/M) nos municípios com o suporte técnico da Coordenadoria da Juventude; propor ao Executivo Municipal a criação de organismos públicos voltados para o desenvolvimento de Políticas Públicas de Juventude; desenvolver atividades e campanhas voltadas para o público jovem nas regiões e municípios do Estado; propor ações e projetos de interesse municipal ou de interesse do Estado voltados para o público jovem.

As reuniões da Rede de Gestores já foram feitas nas cidades de Sorocaba, Lorena e Piraju, envolvendo as cidades daquelas regiões.