Retrospectiva 2025: Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes intensifica ações de fiscalização, prevenção e conscientização
Campanhas educativas, atuação da GCM, proteção às mulheres, monitoramento viário e capacitação da Defesa Civil marcaram o ano

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes desenvolveu e intensificou ações voltadas à fiscalização de trânsito, à prevenção da violência, à proteção de mulheres com medidas protetivas, à conscientização viária e ao fortalecimento da atuação da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil ao longo de 2025.
Durante a campanha Maio Amarelo, a Secretaria realizou diversas ações de fiscalização que resultaram na abordagem de 197 veículos, sendo 39 automóveis e 158 motocicletas. No período, foram lavrados 76 autos de infração de trânsito, realizadas seis aferições de ruído e efetuadas 17 remoções de veículos ao pátio.

No âmbito da proteção às mulheres, a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Metropolitana (GCM), recebeu, até novembro de 2025, 1.157 medidas protetivas do Judiciário local. As equipes da Patrulha Maria da Penha e as demais viaturas da GCM efetuaram 79 prisões em flagrante relacionadas à Lei Maria da Penha, sendo 33 por violência doméstica e 46 por descumprimento de medida protetiva. Além disso, foram realizadas 10.057 rondas preventivas e visitas de acompanhamento a mulheres com medidas protetivas.
Em setembro, a Secretaria lançou a campanha Luz, Câmera e Proteção!, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do sistema de câmeras de monitoramento na promoção da segurança viária e na inibição de infrações de trânsito.

A partir do mês de outubro, a Guarda Civil Metropolitana passou a realizar patrulhamento 24 horas na Praça José Bonifácio, na região central de Piracicaba. No primeiro mês de atuação, a ação resultou em duas prisões em flagrante, sendo uma relacionada à Lei Maria da Penha e outra por furto em estabelecimento comercial.
A pasta também promoveu diversas ações educativas voltadas à conscientização de pedestres, motoristas e motociclistas sobre a travessia segura e o uso correto da faixa de pedestres. As atividades foram realizadas em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).

Em novembro, os agentes da Defesa Civil de Piracicaba participaram de um treinamento no município de Atibaia, no interior de São Paulo, com o objetivo de coordenar as ações para o período de chuvas, característico do verão, que teve início em 21 de dezembro.
