Portal do Município de Piracicaba

Resultados dos exames realizados no Laboratório Municipal podem ser acessados via internet

Por Comunicação Social / Publicado em 11/05/2017
Tempo de leitura: 4 minutos.

Luiz Francisco Mendes, coordenador do Laboratório Municipal: Mais agilidade no atendimento

Os usuários do Laboratório Municipal podem agora consultar pela internet os resultados dos seus exames, como acontece nos laboratórios privados. Depois de atendidos, recebem uma etiqueta contendo chave e senha. O sistema é acessado pelo site da Prefeitura (www.piracicaba.sp.gov.br), onde há um botão verde no lado direito chamado Resultado de Exames. O documento é gerado na extensão PDF e pode ser impresso, arquivado ou enviado por e-mail.

O sistema implantado recentemente facilita tanto a vida dos pacientes, já que o laudo pode ser acessado da própria casa, bem como dá mais agilidade ao atendimento nos postos de saúde, porque os mesmos resultados são lançados simultaneamente no prontuário eletrônico desses pacientes, via Olostech, acessados pelos médicos no momento da consulta.

Luiz Francisco Mendes, coordenador do Laboratório Municipal, explicou que todo trabalho manual, que tornava o processo moroso e dispendioso, foi eliminado. A informatização eliminou também a duplicidade de exames, gerando economia. "Antes, o paciente passava em uma UBS e o médico pedia uma série de exames. Depois, passava na UPA e o médico pedia mais uma bateria de exames. Muitas vezes eram os mesmos exames pedidos anteriormente", observou.

Como todos os exames pedidos para um determinado paciente ficam agora em seu prontuário eletrônico, os médicos que o acessarem ficarão sabendo quais foram realizados. A expectativa da Atenção Básica (AB) é de que esse avanço, além da economia com malotes e serviços manuais, reduza também o índice de faltas às consultas, hoje na casa dos 25% em média na rede. "Quando o paciente não precisa esperar muito até o retorno ao médico, a chance de ele faltar da consulta é menor. Com a agilidade dos exames, esse tempo entre a consulta e o retorno tende a ser reduzido", observou Anay Ferrer, coordenadora médica da AB.

PRONTUÁRIO ELETRÔNICO – O sistema de etiquetas ainda não vale para as unidades de saúde e sim, apenas para quem vai direto ao Laboratório Municipal, na pós-consulta, para exames específicos. Essa expansão para toda a rede está em desenvolvimento pela equipe de informática da Secretaria de Saúde e deve funcionar ainda este ano. Enquanto isso, devido ao prontuário eletrônico, que já é uma realidade no município, usado por 100% da rede municipal de saúde, o laboratório envia os resultados via internet para as unidades assim que ficam prontos, o que também facilita muito a relação de trabalho".

"A tendência", segundo Francisco, "é que o Laboratório Municipal tenha uma plataforma independente, o que facilitará ainda mais o acesso. Portanto, temos a certeza de que o caminho é esse. A comunicação com os nossos usuários está sendo melhorada e todo o nosso trabalho deve ganhar em visibilidade. Vale destacar que os equipamentos que usamos aqui são de ponta, similares aos usados em laboratórios particulares, o que ajuda muito esse salto de qualidade na interface com os usuários SUS", enfatizou.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.