Na tarde desta segunda-feira, 19, no Anfiteatro do Centro Cívico, os médicos da turma de Residência Médica 2015/16 receberam certificado de conclusão do curso de especialização. São 19 formandos que concluíram estudos nas seguintes especialidades: cirurgia geral (4), ginecologia e obstetrícia (4), medicina de família e comunidade (2), ortopédia e traumatologia (4), pediatria (4) e urologia (1). Participaram da solenidade de formatura o prefeito Barjas Negri, o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, residentes, preceptores, familiares e convidados.

Durante a Residência Médica, os médicos que estão se especializando atuam em toda a rede pública de saúde: hospitais conveniados SUS, USFs, CRABs, UBSs, UPAs e Centros de Especialidades, sempre acompanhados de seus respectivos preceptores. "Essa relação aprendizado/prática, de discussão interna e atendimento à população, junto à rede pública de saúde, ao mesmo tempo em que permite uma formação ampla dos médicos/estudantes, a Residência ajuda também a qualificar a rede, proporcionando um atendimento mais qualificado aos seus usuários", explicou o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello.

"A Residência Médica foi um ganho muito importante para o município, porque trouxe esse espírito de formação permanente ao SUS, que exige dos profissionais que atuam na rede uma dinâmica nova de trabalho. Isso só enriquece o serviço que prestamos à população. Nenhum setor fica fora desse processo, que envolve desde a atenção básica aos serviços de urgência e emergência", explicou Rogério Tuon, coordenadores da Residência Médica em pediatria. Segundo ele, o fundamento da Residência é fazer com que o médico tenha o foco do seu trabalho no paciente que está em sua frente, em busca de solução para seus problemas de saúde.

O Coordenador em ginecologia, José Higino Ribeiro, observou a dificuldade que foi o processo de construção da Residência Médica em Piracicaba. "Recebemos a missão de construir esse programa de Ginecologia e Obstetrícia, para que Piracicaba pudesse formar profissionais da saúde nessa área. Muitos médicos não viram com bons olhos a iniciativa e hoje todos compreendem a importância desse trabalho de formação e querem trabalhar com os residentes. Foram três anos de muito desafio e estamos aqui com a primeira turma da Residência Médica de GO, com duração de três anos", disse.

Para Barjas Negri, a Residência Médica é um Programa em que todos os participantes saem ganhando. "O médico em fase de especialização tem uma rede completa para desenvolver suas competências; a rede pública de saúde passa a contar com médicos jovens e abertos a inovações técnicas e científicas; o poder público amplia sua capacidade de atendimento à população, e a população, principalmente aqueles que dependem integralmente do sistema público de saúde, pode contar com um serviço da melhor qualidade", observou.

"A cidade já se tornou uma referência, devido à boa estrutura que oferecemos na rede pública de saúde para a formação dos residentes, o que permite estudos avançados e qualificados. Os residentes concluem seus cursos com grande perspectiva de trabalho. Colocar a Residencia Médica em funcionamento em Piracicaba foi uma luta de longo prazo, que exigiu o emprenho de todos. Por isso a importância desse momento, em que colhemos o fruto desse trabalho. Para os médicos que se formam, essa é mais uma etapa vencida em sua carreira profissional, de tantas outras que virão. É importante saber que o processo de aprendizado é permanente, para a vida toda", concluiu o prefeito.

Médicos que concluíram a Residência Médica

1. Luiz Alexandre Almeida Alves de Oliveira e Ricardo Lazzarini Puppin (cirurgia geral)

2. Fabiana Cardoso Ferreira e Lizzia Rabelo Barbosa (clínica médica)

3. Carine Ramos Carvalho Leão, Eliane Aparecida Nunes Bottoni, Enrico Rodrigues Biegas e Marcos Antonio Vieira Atanazio (ginecologia e obstetrícia)

4. Alessandra de Araujo Giovannetti e Marcella Reis Goulart (medicina de familia e comunidade)

5. Andriy Kurylo, Barbara Bueno Lombello, Lucas Cândido da Silva e Marcus Vinicius Santana Lopes Filho (ortopedia e traumatologia)

6. Fernanda de Paiva Mosquera, Gustavo Leão Barros, Luis Fernando Rubinato e Maryana Martins de Oliveira (pediatria)

7. Gustavo Jose Ferroni Plentz da Silva (urologia)

Formanda: Alessandra de Araujo Giovannetti

Formando: Andriy Kurylo

Formanda: Barbara Bueno Lombello

Formanda: Marcella Reis Goulart

Formando: Lucas Cândido da Silva

Formanda: Maryana Martins de Oliveira

Formando: Ricardo Lazzarini Puppin

Formando: Luiz Alexandre Almeida Alves de Oliveira

Formando: Marcus Vinicius Santana Lopes Filho

Formando: Luis Fernando Rubinato

Formando: Gustavo Leão Barros

Formanda: Lizzia Rabelo Barbosa

Formanda: Fernanda de Paiva Mosquera

Formando: Gustavo Jose Ferroni Plentz da Silva

Formando: Enrico Rodrigues Biegas

Formanda: Fabiana Cardoso Ferreira

Formanda: Carine Ramos Carvalho Leão

Formanda: Eliane Aparecida Nunes Bottoni