{mosimage}Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (22/08), na Secretaria Municipal da Indústria e do Comércio (Semic) o secretário Luciano Almeida, Ivan Correia (CSJ) e Mauricio Souza (Simetrans), representantes do Apla (Arranjo Produtivo Local de Álcool reuniram a imprensa para comunicar o balanço da viagem à África do Sul.

Na principal mostra internacional de tecnologia sucroalcooleira, que acontece desde 1926, técnicos de cana de açúcar do mundo inteiro se reúnem a cada três anos para troca de experiência, apresentarem novos projetos e expectativas. Este ano, 63 países estiveram ali representados.

Do Brasil, 41 representantes de 27 empresas ligadas ao setor sucroalcooleiro estiveram em Durban em julho, para participarem do 26º International Society of Sugar Cane Technologists (XXVI Associação Internacional da Tecnologia da Cana de Açúcar – ISSCT) . Entre estas empresas, 18 eram de Piracicaba.

Da totalidade de 60 estandes da ISSCT, oito foram ocupados pelos representantes da Apla/Apex e outros tantos por empresas do Brasil. “Eu diria que um terço dos expositores eram brasileiros comentou Luciano Almeida, “demonstrando a força que o Brasil tem hoje neste setor.”

O grupo de empresas brasileiras realizou mais de 600 contatos com 42 países entre eles: Alemanha, França, África do Sul, Argentina, Austrália, Holanda, Itália, Inglaterra, Japão, México e Panamá.“Numa feira considerada de cunho institucional, mesmo assim foram gerados US$ 93 mil de vendas” informou Luciano Almeida, “a expectativa de futuros negócios chega a US$ 164.325,000,00 para os próximos doze meses e a expectativa de geração de empregos em virtude destes novos pedidos de 132 novos postos de trabalho.

Neste encontro internacional da cana de açúcar, em quase todas as palestras apresentadas nas áreas agrícolas, industrial e tecnológica a discussão era sobre combustíveis renováveis. “e o Brasil foi citado em praticamente todas elas, como referência mundial de tecnologia e vanguarda na produção de etanol”, continuou o secretário.

A próxima reunião geral da Apla acontece em 1º de setembro na Acipi. Na pauta além da prestação de contas da missão Apla/Apex à África do Sul, estão algumas questões como: a criação do Parque Tecnológico, a mudança de administração do Simthec (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleiro) pelo Apla a partir de 2008 e a definição da nova missão dos representantes brasileiros. “poderá ser México e Estados Unidos, informou Almeida “mas o grupo que deverá decidir”

Os interessados em participar do Apla/Apex podem ligar no telefone (19) 3403-1160