Portal do Município de Piracicaba

Representantes da sociedade civil organizada destacam importância da Agenda Pira 35

Encontro realizado ontem (12/11) reuniu aproximadamente 250 pessoas na E.E. Prof. José Mello de Moraes

Por CCS / Publicado em 13/11/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.

Representantes da sociedade civil organizada se reuniram na noite de ontem, quarta-feira, 12/11, no terceiro encontro, de um total de oito previstos, para elaboração da Agenda Pira 35, documento que terá as diretrizes para o desenvolvimento integrado sustentável de Piracicaba até o ano 2035. Aproximadamente 250 pessoas participaram da reunirão que ocorreu na E.E. Prof. José Mello de Moraes, no bairro São Judas.

A imagem mostra uma sala de aula onde um grupo de pessoas está reunido em torno de mesas, participando de uma aula ou workshop. Uma mulher está em pé na frente da sala, perto de um quadro branco projetado, indicando que ela está ministrando a aula. Os participantes estão sentados em cadeiras, com cadernos e papéis sobre as mesas, sugerindo que estão tomando notas ou participando ativamente da discussão. A sala de aula parece ser equipada com ventiladores de teto e iluminação fluorescente, típicos de um ambiente educacional. Há também uma lousa verde na parede, com cadeiras empilhadas ao lado, possivelmente indicando que a sala é utilizada para diversas atividades. As pessoas na sala parecem ser adultos, e a atmosfera geral sugere um ambiente de aprendizado ou treinamento.
Grupo de trabalho da Educação durante dinâmica para debater assuntos da área. Objetivo é realizar diagnóstico e propor planos e ações

Os eixos temáticos em discussão para a elaboração da Agenda Pira 35 abrangem assistência social, agricultura e abastecimento, desenvolvimento econômico, educação, habitação e gestão territorial, meio ambiente, saúde, esporte, turismo, cultura, segurança pública, emprego e renda, entre outros. Cada um deles é debatido em uma sala da escola, com a participação ainda de gestores públicos, nas funções de coordenadores e assessores, e um relator (em parceria com o instituto educacional Pecege).
Cada grupo de trabalho tem a sua própria dinâmica para debater os assuntos, com o intuito de realizar o diagnóstico das áreas e, então, propor planos e ações visando os objetivos. “Trata-se de uma iniciativa de fundamental importância, uma vez que conseguimos reunir todas as secretarias municipais e discutir temas relevantes para o futuro de Piracicaba, com organização e planejamento”, destacou o CEO do Instituto Pecege, Daniel Sonoda.

A imagem mostra um homem asiático de meia-idade, careca e com barba e bigode, sorrindo para a câmera. Ele usa óculos e uma camisa cinza clara. Ele está sentado em uma sala de aula, com outras pessoas sentadas em mesas ao fundo. Há um projetor e uma tela ao fundo, sugerindo que uma apresentação está acontecendo. A iluminação é suave e a imagem parece ter sido tirada com um smartphone.
Para Daniel Sonoda, os encontros discutem temas relevantes para o futuro de Piracicaba, com organização e planejamento

O presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Mauricio Benato, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “A participação dos representantes da sociedade civil, entidades, associações e a população em geral, é fundamental pensando em um projeto para o futuro da nossa cidade. De fato, é uma oportunidade única de participar e colaborar para o progresso e o crescimento de Piracicaba”, destacou.

A imagem mostra um homem de meia-idade, com cabelo grisalho penteado para trás, que está sorrindo para a câmera. Ele usa uma camisa escura com um padrão de pequenos pontos brancos e um pequeno bordado de flor de lis no lado esquerdo do peito. O fundo da imagem é dividido. À esquerda, há uma tela de projeção com algumas informações visíveis, incluindo o logotipo da "Epson" e alguns ícones. À direita, há uma parede branca com uma grade quadriculada sutil. A iluminação sugere que a foto foi tirada em um ambiente interno, possivelmente uma sala de aula ou sala de reuniões.
Para o presidente da Acipi, Mauricio Benato, participação dos representantes da sociedade civil, entidades, associações e a população, é fundamental pensando no futuro

Clovis Vaz, que também integra a Comissão Coordenadora, mas como representante da Sociedade Civil, ressaltou a presença do público nos encontros demonstra a confiança da população na gestão. “A disposição da Sociedade Civil Organizada para participar, trazendo contribuições, discutindo assuntos importantes da cidade, demonstra a confiança no prefeito Helinho Zanatta e no projeto do governo”, disse.
O cronograma para elaboração da Agenda Pira 35 prevê, ainda, reuniões nos dias 26 de novembro, a quarta e última para diagnóstico da cidade; 3 e 17 de dezembro de 2025 e 7 e 21 de janeiro de 2026, quando os encontros já serão para propor programas/planos para o desenvolvimento sustentável de Piracicaba. Os planos e ações propostos nos encontros serão divididos em curto (2026-2028), médio (2029 – 2031) e longo (2032 – 2035) prazos. O documento completo da Agenda Pira 35, com todas as propostas, está previsto para ser lançado em março de 2026.

COORDENAÇÃO – A Comissão Coordenadora da Agenda Pira 35 é formada por Francisco Duarte e Clarissa Quiararia, como representantes do Poder Público, e Sergio Furtuoso e Clovis Vaz, representando a Sociedade Civil. Já os integrantes da Secretaria-Executiva são os secretários municipais José Luiz Ribeiro (Trabalho, Emprego e Renda), Reinaldo Pousa (executivo de Transportes Internos), e Thais Fornicola Neves (Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio). Mais informações sobre a Agenda Pira 35 podem ser obtidas por meio dos contatos agendapira35@piracicaba.sp.gov.br e (19) 9.9834-4697 (WhatsApp).



Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.