A renovação da vistoria do transporte escolar de Piracicaba para o primeiro semestre de 2023 acontece entre os dias 16 e 27 deste mês. A Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), atendendo ao Decreto Municipal nº 16.601 de 17 de março de 2016, convoca os condutores cadastrados no Cotespi (Cadastro dos Operadores de Transporte Escolar de Piracicaba) para a realização da inspeção dos veículos, que é feita junto ao Detran SP (Departamento Estadual de Trânsito).

Semuttran convoca condutores para realização da vistoria neste mês Os documentos obrigatórios originais que precisam ser apresentados na vistoria são CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) devidamente licenciado em 2022, comprovante de recolhimento da Taxa de Vistoria, atestado de revisão dos freios expedido por empresa especializada e certificado de verificação do equipamento registrador inalterável de velocidade e tempo. Além disso, é necessário levar o comprovante da Taxa de Vistoria paga, que deve ser retirada no prédio da Prefeitura de Piracicaba, na Divisão de Tributos Diversos (no térreo 2 do Centro Cívico). Para isso, o condutor precisar estar com o RG e o prefixo do veículo. Conforme o chefe de Divisão de Transporte Especiais da Semuttran, Fernando Mello, os veículos do transporte escolar precisam cumprir os requisitos do decreto municipal em vigor, do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e da Resolução nº 316/09 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). “Esses requisitos são referentes aos itens de segurança e a padronização dos veículos, como luz de teto, cinto de segurança, vidros com travas, extintor e pneus em perfeitas condições de uso”, explicou Mello. Ele falou, ainda, que é importante que o responsável pelo veículo de transporte escolar informe-se sobre a documentação exigida por parte do Detran SP para a vistoria do primeiro semestre e providencie a retirada do adesivo (selo de vistoria) do semestre anterior, para que seja feita a aplicação do novo adesivo. Condutores com vistorias vencidas estão sujeitos às penalidades estabelecidas nos artigos 167, 168, 230 (VII e XX), 231 (VII) e 237 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e no decreto municipal. O endereço da Divisão de Transporte Especiais da Semuttran, onde as vistorias são realizadas, é avenida São Paulo, 1.375, no bairro Pauliceia. Os horários das vistorias são de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 15h. Não é necessário agendar. Para mais informações: (19) 3435-9499 ou 9.9984-6505.