Portal do Município de Piracicaba

Região do Jaraguá recebe Arrastão da Dengue amanhã, sábado, 12/07

Ações têm como foco o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença

Por CCS / Publicado em 11/07/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra três trabalhadores de limpeza pública em uniforme, coletando lixo em uma rua. Um trabalhador está carregando um objeto grande e pesado, que parece ser um colchão velho, enquanto outro coleta um saco de lixo. Um terceiro trabalhador está carregando um pedaço de entulho. Todos eles estão vestindo uniformes de segurança vibrantes, incluindo jaquetas e calças laranja e amarelas. O uniforme inclui também capacetes e luvas. O lixo está sendo carregado em um caminhão de lixo branco. O caminhão está parcialmente carregado com uma variedade de itens, incluindo pedaços de madeira, móveis e outros detritos. O caminhão está estacionado na beira da rua. A rua é asfaltada e relativamente vazia, com um pouco de vegetação visível ao lado da estrada. O céu está parcialmente nublado. O cenário sugere uma área residencial ou suburbana. A imagem captura um momento cotidiano de trabalho de limpeza pública em uma comunidade.
Arrastão da Dengue será no bairro Jaraguá neste sábado, 12-07

Amanhã, sábado, 12/07, as equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) – vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde – realizam Arrastão da Dengue, das 8h às 14h, na região do Jaraguá.  O objetivo desta ação é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. No sábado, 05/07, foram recolhidas 2,33 toneladas de inservíveis no bairro Mário Dedini e adjacências durante a atividade.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 11/07/25 – em dados provisórios – foram 21.358 notificações para a dengue com 5.899 casos positivos e quatro óbitos. Em dados consolidados, no mesmo período de 2024, foram 55.675 notificações, 27.999 casos confirmados e 16 óbitos. Em 2023, foram 12.171 notificações, 2.869 confirmações e três óbitos.

VACINAÇÃO – A aplicação da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos segue em Piracicaba. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS. A imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade e Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h (exceto UBS Paulista, antigo Crab). A imunização é composta por duas doses, ou seja, uma agora e outra com um intervalo de três meses.

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são utilizar repelente, principalmente em lugares fechados; eliminar focos de água parada; manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda; guardar garrafas com a boca virada para baixo; limpar sempre as calhas dos canos; não jogar lixo em terrenos baldios; colocar o lixo sempre em sacos fechados; manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro; não deixar acumular água em pneus; furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água e lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana. Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.