Portal do Município de Piracicaba

Região do Algodoal recebe arrastão contra a dengue neste sábado, 17/01

Ação ocorre durante período de chuvas, que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, e atenderá dez bairros

Por CCS / Publicado em 16/01/2026
Tempo de leitura: 4 minutos.

Com a intensificação do período de chuvas, aumenta também o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti. Pequenas quantidades de água parada, comuns nesta época do ano, são suficientes para a reprodução do vetor da dengue, zika e chikungunya, o que reforça a importância da participação da população nas ações de prevenção. Uma delas é o Arrastão que acontece amanhã, sábado, 17/01. As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, estarão na região do bairro Algodoal, das 8h às 14h.

A imagem mostra um caminhão branco com uma faixa publicitária presa na lateral, que anuncia uma campanha contra a dengue. A faixa exibe um desenho de um mosquito com um sinal de proibido sobre ele, acompanhado do slogan "TODOS CONTRA A DENGUE". Abaixo, em letras maiores, lê-se "ARRASTÃO DENGUE". À direita da faixa, há um texto em letras menores que diz "PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRACICABA A SERVIÇO DA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE - PMCA". Um homem, vestindo um boné, óculos escuros e uma camiseta amarela com detalhes pretos e laranjas, está em cima do caminhão, segurando uma prancha de madeira. O caminhão está carregado com diversos objetos, incluindo móveis e outros materiais. A cena se passa em uma rua, com casas e árvores ao fundo, sob um céu azul claro. O logotipo "ECOTERRA" aparece duas vezes no caminhão.
Materiais deixados na calçada são recolhidos e colocados em caminhão

Em 2026, até o dia 13/01, foram registradas, em dados provisórios, 126 notificações, com uma confirmação de dengue. Em dados consolidados, no mesmo período de 2025, foram 578 notificações e 41 confirmações e em 2024, 742 notificações e 271 confirmações.

A imagem mostra uma pessoa vestindo um chapéu verde, uma camisa amarela de manga comprida e uma vestimenta preta por cima com a inscrição "ARRASTÃO DENGUE 2022". A pessoa também usa calças laranjas e sapatos pretos. A cena parece ser em uma área externa, possivelmente uma garagem ou um quintal, com uma construção ao fundo. Há uma moto estacionada, uma escada encostada na parede e materiais de construção visíveis. A iluminação sugere que é dia.
Principal objetivo do arrastão é recolher materiais que podem se transformar em criadouros

O arrastão integra o conjunto de ações permanentes desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde para estimular a população a intensificar a verificação de possíveis criadouros dentro das residências, além de orientar sobre as medidas de combate ao mosquito e reforçar a importância da participação de todos para evitar a proliferação do vetor.

VACINAÇÃO – A vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos segue disponível em Piracicaba. Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento de identificação com foto e o Cartão Nacional do SUS. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), exceto a UBS Paulista (antigo Crab). Na UBS Centro, é possível fazer a vacinação também no horário estendido, das 17h às 20h.

O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Em feriados e pontos facultativos, não há vacinação.

PREVENÇÃO – Entre os principais cuidados para prevenir a dengue estão eliminar focos de água parada, manter pratos de plantas com areia até a borda, guardar garrafas com a boca para baixo, limpar calhas, não descartar lixo em terrenos baldios, manter caixas d’água e reservatórios bem vedados, tratar piscinas com cloro, evitar o acúmulo de água em pneus e lavar semanalmente os bebedouros de animais. O uso de repelente, que pode se retirado gratuitamente por gestantes e pessoas com dengue nas unidades de saúde, também é recomendado, especialmente em ambientes fechados.

Em caso de suspeita de dengue, a orientação é procurar o mais rápido possível a unidade de saúde mais próxima e evitar a automedicação.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.