Portal do Município de Piracicaba

Região Central recebe mais um mega mutirão de combate a dengue

Por Comunicação Social / Publicado em 22/03/2019
Tempo de leitura: 3 minutos.

Pelo segundo sábado consecutivo, será realizado um mega mutirão na Região Central de Piracicaba, de combate ao Aedes – mosquito transmissor da dengue, zika echikungunya. A ação no dia 23/03, das 7h às 13h, contará com a participação de 90 agentes de saúde e supervisores do Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde. Eles estarão visitando cerca de 3,8 mil domicílios e orientando a população daquela região do município.

Na ocasião, serão passadas orientações e feita entrega de folhetos sobre o mosquito transmissor e formas de combate, bem como retirada de criadouros. Cada agente vai carregar um saco de 100 litros para a coleta e o material será transportado por pick-ups.

De acordo com o coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, trata-se de uma ação permanente realizada pela Prefeitura de Piracicaba em regiões onde foram confirmados casos de dengue no município neste ano. “O trabalho de orientação e combate se dá também em sintonia com a Vigilância Epidemiológica (VE). Sempre que temos notificações ou confirmações de casos de dengue, atuamos preventivamente para evitar novos casos”, explicou.

Segundo ele, os agentes farão visitas em todo o bairro, exceto no quadrante situado entre as ruas São José, Ipiranga, Alferes José Caetano e Armando Salles de Oliveira. Essa área, que concentra o maior número de comércios, é trabalhada ao longo da semana pela empresa Helpinsect. “Como todos os outros mutirões, haverá o trabalho de verificação da existência ou não de criadouros do mosquito, com retirada de criadouros caso o morador permita a entrada dos agentes”.

Para o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, é importante que a população se sensibilize para o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, porque ele está nas residências e as famílias precisam estar conscientes de que é preciso tomar medidas preventivas básicas para eliminá-lo, como evitar criadouros e furar pratos de vasos. “Só assim teremos a segurança de que a cidade ficará protegida do Aedes”.

A ações de combate ao mosquito transmissor do Aedes não param por ai. No dia 30/03 haverá um mutirão nos bairros Novo Horizonte e Santa Fé.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.