{mosimage}Depois de convênio assinado entre Prefeitura e Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde está concluindo as obras de reforma e ampliação do Pronto-Socorro da Vila Rezende. O convênio, que garante a liberação de recursos para a reforma e ampliação, terá ainda investimento de aproximadamente R$ 220 mil.

De acordo com o engenheiro Werner Bassinello, da Secretaria de Saúde, a unidade que tem hoje 600 m², será ampliada em 201,72 m² possibilitando a construção de salas de observação separadas para homens, mulheres e crianças, permitindo atendimento individualizado, além de garantir a reforma completa da sala de emergência e construção do posto de enfermagem.

{mosimage}Ao mesmo tempo, foram construídos mais três consultórios médicos e efetuado a troca do telhado e revisão da parte elétrica, hidráulica e recuperação/construção de estacionamento.

Ampliações e reformas

Entre os investimentos já executados pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, estão à ampliação do Pronto-Socorro da Vila Sônia (anexo a Policlínica Santa Terezinha) e o Posto de Saúde da Vila Cristina. Entre as melhorias do PS Vila Sônia, está a ampliação em 30% do número de leitos para observação, que passou de 16 para 21, incluindo leitos pediátricos e adultos.

Na primeira etapa do PS da Vila Sônia as obras incluíram reforma hidráulica; instalação de gases medicinais; construção de lixeira específica para lixo hospitalar; ampliação de salas; cozinha; construção e adaptação de sanitários para pessoas portadoras de deficiências e troca completa do telhado.

As reformas também contemplaram a remodelação da fachada, com modificação de acessos e entradas do prédio para melhorar o trânsito de ambulâncias e preservar a saúde dos pacientes, além da implantação de cabeamento logístico, para a informatização da unidade de saúde e praticamente substituição de todo o mobiliário da unidade por peças novas.

{mosimage}Na região da Vila Cristina, o Pronto-Socorro será ampliado na área onde funcionava a Posto de Saúde que foi transferido para a nova sede, maior e adequado para o atendimento básico de saúde. O projeto do PS Vila Cristina prevê a ampliação de 500 m2, totalizando 1.241 m2 de área construída (734 m2 atuais somados aos 507 m2 da ampliação). Estão previstas a implantação de farmácia regional e novas instalações para o Centro de Atendimento Psicossocial da Vila Cristina (CAPs).

No local serão feitas as seguintes ampliações e reformulações: ampliação de leitos (de 12 para 25 leitos); ampliação de leitos de emergência (de 1 para 2 leitos); criação de leitos de isolamento (0 para 2 leitos); reformulação dos consultórios; nova recepção; instalação de salas para procedimentos diversos (inalação, sutura etc) e reforma nos ambientes administrativos.

Para atender o crescimento da demanda, a Prefeitura organizará a contratação de oito profissionais (quatro médicos e quatro enfermeiras). PS passará a ter 25 leitos; de um para dois leitos de emergência. Estimada em R$ 700 mil, a obra de ampliação do PS será feita por etapas, evitando a interrupção do atendimento.