Com as presenças do vice-prefeito João Chaddad, que representou o prefeito Gabriel Ferrato, o presidente do Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais (Ipasp), Marcel Gustavo Zotelli, e o vereador Pedro Kawai, representando o Legislativo, foi entregue oficialmente na tarde desta ontem, 27/10, a reforma do prédio do Ipasp (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba). O investimento foi de R$ 1.150.000,00. O Ipasp, que completa 50 anos em 2017, possui 15 servidores e atende aproximadamente 2.000 inativos e pensionistas. Só na área de saúde são beneficiados cerca de 2.300 pessoas/mês.

O presidente da Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas de Piracicaba, Augusto Pino, e o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Piracicaba, São Pedro e Região, Valdir Sgrigneiro, servidores e secretários municipais também prestigiaram o evento.

A obra, que durou cerca de 6 meses, acontece 22 anos após a inauguração do prédio onde o instituto funciona, na avenida Dr. Paulo de Moraes, 266. Entre as melhorias ocasionadas pela reforma estão a instalação de um elevador, um novo calçamento para o estacionamento externo, novas recepção e fachada do prédio, além da instalação de portas automáticas nas três recepções do Instituto.

Segundo o presidente do Ipasp, Marcel Zotelli, a reforma culminará com o cinquentenário do Instituto no próximo ano e visa a melhoria de atendimento aos servidores. “A modernização do prédio acontece num momento crucial do Instituto, no qual contamos com quase 2.000 aposentados e pensionistas que merecem melhores condições estruturais”. Ressaltou ainda que a obra priorizou a questão da acessibilidade do prédio, que facilitará o deslocamento e atendimento dos servidores com deficiência.

Entre os serviços oferecidos pelo Ipasp, Marcel destacou o projeto Viva Melhor, dirigido aos funcionários públicos municipais aposentados e pensionistas, com a proposta de proporcionar momentos de integração e lazer. Entre seus objetivos estão a provenção e controle de doenças metabólicas (diabetes, colesterol, hipertensão arterial entre outras, por meio de atividades físicas, palestras educativas, oficinas, passeios e recreação. As atividades acontecem semanalmente, das 8h às 10h, no deck do restaurante Porto da Praia, na Rua do Porto.

“Em 1990, iniciamos a obra no prédio do Ipasp e contribuímos com os servidores estatutários ativos e inativos quanto à facilitação de acesso, uma vez que ficamos localizados em frente ao Centro Cívico de Piracicaba. Agora, as benfeitorias dessa reforma no prédio são necessárias para a adequação às novas leis de acessibilidade e outras benfeitorias que os servidores merecem encontrar no Instituto que gerencia suas respectivas aposentadorias”, defende Augusto Pino.

Valdir Sgrigneiro destacou a parceria do Sindicato dos Municipais com o Ipasp, que culminou com o projeto SIM, que é o Sistema de Saúde Integrado dos servidores municipais. O objetivo é proporcionar atendimento odontológico, terapêutico e ambulatorial aos servidores e respectivos dependentes, com recursos provenientes de contribuições mensais pagas pelos servidores, mediante adesão. Entre os atendimentos oferecidos estão odontologia, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e acupuntura.

HISTÓRIA – Prestar serviços de previdência e assistência social é a principal função do Ipasp (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba), fundado no dia 13 de outubro de 1967, durante a Administração do então prefeito Luciano Guidotti.

Nesta época, o Ipasp mantinha alguns benefícios obrigatórios, como pensão às viúvas dos segurados, auxílio maternidade e auxílio funeral. Também existiam os benefícios considerados facultativos, que consistiam em assistência médico-cirúrgica, assistência hospitalar e odontológica, além de financiamentos para aquisição de óculos, aparelhos ortopédicos, entre outros. Ou seja, foi colocado em prática o projeto assistencial idealizado por representantes do serviço público municipal, que vislumbraram para o município um instituto capacitado a atender às necessidades dos servidores municipais, especialmente por meio de um melhor atendimento à saúde dos servidores e seus familiares.

Desde seu projeto de criação o Ipasp estabeleceu um formato administrativo bastante democrático. A cada três anos é realizada eleição direta, onde é permitida a participação de todo o funcionalismo. Da lista de candidatos mais votados, três nomes são encaminhados ao chefe do Executivo, que nomeia o ocupante ao cargo de presidente. Os demais compõem um Conselho Deliberativo formado por sete membros, sendo um presidente do conselho e um secretário.