Considerado um local estratégico para a divulgação turística local, o Casarão passou pela sua última reforma apenas na década de 80, e desde então vinha necessitando de uma readequação e manutenção. Os problemas a serem corrigidos são telhado, janelas, troca de toda a hidráulica e elétrica, nova pintura, e a necessidade de adequação a portadores de deficiências e idosos para acesso ao piso térreo.
Além de ponto turístico, o Casarão é referência de eventos que se tornam tradicionais e de grande volume de público como a Festa da Cachaça e do Peixe-Frito e a Festa do Sorvete, além da Chegada do Papai Noel. Com a reforma ficará também mais estruturado o espaço para as reuniões do CONTURPI, Amoporto e entidades ligadas ao turismo. Também será utilizado para que o setor estratégico da SETUR tenha um local específico. Piracicaba tem destaque regional no Circuito de Turismo(CT2) comandando a secretaria executiva do órgão.
Na opinião de Omir Lourenço, “o turismo ganha muito ao ter o Casarão com novas opções de uso, já que é um local de grande circulação em seu entorno nos eventos, e um ponto de referência turística para os visitantes que chegam ao nosso município em busca de nossas belezas naturais”.
A reforma deve custar R$ 115.800,00 e ficará a cargo da CONCIVI, com prazo de entrega em 120 dias.
O presidente do IPPLAP João Chaddad, acrescenta que “o trabalho unindo as secretarias de Turismo e de Obras, em parceira com o IPPLAP contemplam o objetivo de dar à margem do rio Piracicaba mais estruturação e uso consciente, permitindo cada vez mais que Piracicaba tenha um turismo exemplar”.