Portal do Município de Piracicaba

Reestruturação na GCM garante mais guardas e viaturas em circulação nas ruas de Piracicaba

Até o final de 2025, serão mais 62 guardas atuando no patrulhamento diário, com 16 viaturas noturnas, 21 diurnas e atendimento do Pelotão Ambiental duplicado

Por CCS / Publicado em 30/09/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
A imagem mostra a visão de dentro de um carro, com foco na parte traseira da cabeça de um homem que está ao volante. Ele usa um boné azul escuro e um colete tático preto, sugerindo que ele pode ser um agente de segurança. O interior do carro é moderno, com um painel digital e uma tela de infotainment grande. Um rádio comunicador com um microfone preso por um fio espiralado está montado no console central. O homem está dirigindo em uma rua em um dia ensolarado, com árvores e edifícios visíveis do lado de fora.
Guarda Civil Municipal passa por reestruturação que vai ampliar o efetivo em patrulhamento nas ruas

A partir de outubro, a Guarda Civil Metropolitana de Piracicaba passa por uma reestruturação que vai ampliar o efetivo de agentes em patrulhamento e aumentar o número de viaturas em circulação. Até o final de 2025, serão mais 62 guardas atuando nas ruas, dos quais 34 devem iniciar o trabalho nos próximos dias e outros 28 até o fim do ano. Dessa forma, o número passará de 100 para 162 GCs no patrulhamento diário do município. O efetivo total da GC é de 334 guardas.

Com a mudança, também será possível aumentar de sete para 16 as viaturas que circulam no período noturno e de 15 para 21 no período diurno, além de do atendimento do Pelotão Ambiental, que passará de três para cinco viaturas.

A imagem mostra um policial uniformizado saindo de um carro oficial da Guarda Civil Municipal (GCM) de Piracicaba. O policial está com a porta do motorista aberta e com a mão apoiada no teto do carro, enquanto seu pé esquerdo está no chão. Ele veste um colete tático sobre o uniforme escuro e usa um boné azul. O carro é um SUV branco com detalhes em azul, com as inscrições "GCM PIRACICABA" e "VTR 45" visíveis. Na traseira do veículo, há um padrão xadrez preto e branco, característico de veículos de segurança. O cenário é urbano, com um prédio residencial ao fundo, árvores e outras árvores e carros estacionados na rua. O dia parece claro e ensolarado.
A GCM contará com mais viaturas para patrulhamento, reforçando a segurança da população

A reestruturação faz parte de uma decisão estratégica da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, a pedido do prefeito Helinho Zanatta, que prevê o remanejamento de guardas atualmente lotados em postos fixos de proteção patrimonial, para o patrulhamento das ruas. Essa redistribuição será possível após finalizada a instalação de sistemas de monitoramento eletrônico, com câmeras e alarmes, que passarão a substituir a vigilância presencial.

“Fizemos um estudo para melhor aproveitar o efetivo da Guarda Civil e temos um sistema de monitoramento que usa tecnologia de última geração que precisa, também, ser bem utilizado. Dessa forma, com esse remanejamento vamos manter a população muito mais segura”, reforça Helinho Zanatta.

De acordo com o comandante da Guarda Civil de Piracicaba, Marcos Alexandre Pavanello Rodrigues, a medida será implantada de forma gradativa. “É uma ação que vai permitir mais proteção nas ruas, redistribuindo o efetivo para o patrulhamento. Piracicaba conta com um sistema moderno de monitoramento por câmeras, que auxilia de maneira eficiente as forças de segurança, e, com esse reforço, poderemos aumentar a presença da GCM em todas as regiões da cidade, oferecendo mais tranquilidade à população”, afirmou.

Um estudo da corporação apontou os principais bairros a serem atendidos, após o remanejamento. No setor Sul, estão as regiões da Paulista, Paulicéia, Jaraguá, Campestre, Planalto, Novo Horizonte, Vila Cristina, Santo Antônio e São José. No setor Norte/Oeste, Vila Rezende, Nova Piracicaba, Jardim Monumento, Santa Terezinha, I.A.A., Parque Piracicaba, Vila Industrial, Mário Dedini, Boa Esperança, Monte Rey e Parque São Matheus. No setor Leste, Piracicamirim, Jardim Ipanema, Jardim Astúrias, Parque Primeiro de Maio, Jardim Alvorada, Sol Nascente, Pompéia, Dois Córregos, Cecap, Eldorado, Taquaral, Santa Rita, Perdizes, Unileste e Tupi. Já no setor Centro, Cidade Alta, São Dimas, Monte Alegre, Cidade Jardim, Chácara Nazareth, São Judas e Higienópolis.

Para o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo, a reestruturação representa um passo importante no fortalecimento da segurança municipal. “Esse planejamento vai permitir que a GCM esteja mais presente nas ruas, ampliando a sensação de segurança e aproximando a corporação da população. É uma ação que soma tecnologia e estratégia para garantir maior eficiência no combate à criminalidade e na prevenção de ocorrências”, destacou.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.