Portal do Município de Piracicaba

Reestruturação da ETA Luiz de Queiroz avança com 90% das obras concluídas

Investimento de R$ 9,65 milhões moderniza sistema de tratamento, garantindo abastecimento estável para mais de 120 mil piracicabanos

Por CCS / Publicado em 26/01/2026
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra uma cena de construção em um local industrial com céu nublado. * No primeiro plano, um trabalhador com capacete azul e camiseta cinza com mangas verdes está em pé em uma passarela elevada. Ele está segurando um dispositivo, possivelmente um rádio ou um telefone, e olhando para uma área abaixo. * Abaixo dele, em um grande tanque ou reservatório com paredes internas pretas e azuis, vários trabalhadores estão em ação. Um guindaste está abaixando uma grande seção de material preto em grade, que parece ser parte de uma estrutura de suporte ou enchimento. * Outros trabalhadores estão posicionados no tanque, parecendo estar instalando ou organizando esse material. Há uma escada encostada em uma das seções instaladas. * Ao fundo, há edifícios industriais com paredes de cor ocre desgastadas e janelas. Uma passarela com corrimão amarelo se estende pela direita da imagem.
Obras de reestruturação da ETA Luiz de Queiroz seguem no segundo decantador com previsão de conclusão para fevereiro
A imagem mostra dois trabalhadores em um canteiro de obras, vestindo roupas de trabalho azuis e calças jeans. Um deles está ajoelhado em primeiro plano, manipulando peças metálicas escuras e longas com ranhuras, enquanto o outro, em pé, está logo atrás, auxiliando na organização ou fixação dessas peças. As peças parecem ser parte de uma estrutura maior, possivelmente um telhado ou painel, e estão dispostas em um padrão inclinado. Ao fundo, observa-se um edifício com uma fachada desgastada em tom ocre, apresentando duas janelas retangulares e sinais de envelhecimento na pintura. Uma estrutura de concreto escuro, com uma textura áspera, estende-se pela parte inferior da imagem, servindo de base para as peças metálicas. Um cabo grosso e enferrujado, possivelmente parte de um guindaste ou equipamento de içamento, cruza a parte superior da cena, pendendo de cima. O céu, parcialmente nublado, completa o cenário, sugerindo um dia de trabalho em condições externas.
Obras de reestruturação da ETA Luiz de Queiroz seguem no segundo decantador com previsão de conclusão para fevereiro

As obras de reestruturação da Estação de Tratamento de Água (ETA) II – Luiz de Queiroz, localizada na rua Luiz de Queiroz, Centro, estão avançadas. Com 90% das obras concluídas, o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) finalizou a troca dos materiais filtrantes da unidade, bem como terminou a instalação e colocou em funcionamento os novos equipamentos no decantador 1. Neste momento, as ações estão voltadas para o decantador 2. A obra tem como objetivo garantir o abastecimento para mais de 120 mil pessoas de 179 bairros da cidade atendidos pela Estação. O investimento total é de R$ 9,65 milhões. A previsão de término é para o próximo mês.

A imagem mostra uma grande estrutura de concreto, possivelmente um tanque ou reservatório, em processo de instalação de um sistema de preenchimento. Dois trabalhadores, vestidos com uniformes azuis e capacetes, estão posicionados dentro da estrutura, manipulando grandes blocos pretos que parecem ser módulos de preenchimento. Um guindaste está sendo usado para baixar mais desses blocos para a área de trabalho. Na borda superior da estrutura, há uma plataforma com corrimãos amarelos. Nessa plataforma, há vários trabalhadores supervisionando o processo e uma pilha de recipientes vermelhos, possivelmente contendo materiais de construção ou manutenção. Ao fundo, vê-se a paisagem urbana com edifícios de diferentes alturas e vegetação. As paredes internas da estrutura estão pintadas de cinza escuro, contrastando com o azul vibrante do fundo do tanque. O chão da estrutura é uma grade metálica preta.
Obras de reestruturação da ETA Luiz de Queiroz seguem no segundo decantador com previsão de conclusão para fevereiro

Nesta fase da obra, trabalhadores fazem a instalação de raspadores mecanizados e sistema automatizado para remoção contínua do lodo, bem como a colocação de novos módulos tubulares e canaletas no decantador para melhorar a sedimentação, assegurando a qualidade da água tratada.

A imagem mostra uma vista aérea de uma estação de tratamento de água. * O céu azul com algumas nuvens brancas está no topo da imagem. * Abaixo do céu, há uma fileira de edifícios de cor clara, alguns com telhados vermelhos. * A maior parte da imagem é ocupada por tanques de água interconectados. Esses tanques são longos e estreitos, com bordas brancas e azuis. * A água nos tanques é de cor verde-escura e parece estar em movimento, com reflexos do céu e das estruturas circundantes. * Uma calha azul atravessa a imagem diagonalmente, transportando água de um tanque para outro. * Em segundo plano, há mais edifícios, incluindo alguns edifícios altos, sugerindo que a estação de tratamento está localizada em uma área urbana. * A iluminação geral sugere que é um dia ensolarado.
Decantador 01 da ETA-2 Luiz de Queiroz já está funcionando com sistema modernizado
A fotografia mostra uma cena de construção, com um guindaste imponente em destaque contra um céu azul vibrante pontuado por nuvens brancas fofas. O braço do guindaste se estende diagonalmente pela imagem, com seu gancho pendurado, pronto para levantar ou abaixar cargas. Na parte inferior da imagem, um grande tanque ou reservatório está em construção. Trabalhadores com capacetes azuis podem ser vistos manuseando componentes escuros e retangulares, possivelmente painéis ou blocos, que estão sendo baixados para o interior do tanque. Uma estrutura metálica complexa, composta por barras e suportes, já está montada no fundo do reservatório, indicando o progresso da obra. Ao fundo, edifícios de vários andares compõem a paisagem urbana, sugerindo que a construção está ocorrendo em uma área desenvolvida. A combinação do céu dramático, a maquinaria pesada e a atividade humana criam uma sensação de empreendimento e progresso.
Reestruturação da ETA Luiz de Queiroz seguem no segundo decantador com previsão de conclusão para fevereiro

De acordo com Ronald Pereira, presidente do Semae, com esses equipamentos em funcionamento nos dois decantadores, aliado ao novo sistema de filtragem concluído recentemente, as paradas no tratamento e distribuição de água para limpeza e remoção de lodo deixarão de acontecer. “É mais qualidade e eficiência. Desta forma, estamos igualando o sistema da ETA Luiz de Queiroz ao que já existe na ETA Capim Fino, garantindo melhor filtragem e maior quantidade de água tratada a ser distribuída”, completou Ronald.

O presidente do Semae lembra que esta obra é mais uma das ações para redução de perdas propostas pele prefeito Helinho Zanatta e, com ela pronta, estará garantida a estabilidade na capacidade produtiva da ETA II com ampliação da oferta de água, onde atualmente a produção é de até 64,8 milhões de litros/dia, para alcançar até 86,4 milhões de litros/dia após a conclusão da obra. “Essa reestruturação vai assegurar o abastecimento estável para mais de 120 mil piracicabanos já que a obra traz benefícios como maior eficiência operacional, redução dos custos com limpeza manual frequente, melhor qualidade da água tratada e adequação ambiental com vistas à futura Estação de Tratamento de Lodo (ETL)”.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.