Aproximadamente 6.000 alunos da Rede Municipal de Ensino retornam às aulas presenciais amanhã, 14/04, em Piracicaba. Os estudantes são do Jardim I ao 5º ano do Ensino Fundamental. Todos os protocolos sanitários, respeitando a Fase Vermelha do Plano São Paulo de combate ao coronavírus serão seguidos no retorno, assim como a capacidade de atendimento, que será de até 35% de alunos por dia. As escolas funcionarão no período normal, das 7h às 12h e das 12h30 às 17h30.

Na fase Vermelha, a presença dos alunos não é obrigatória. Diante disso, permanecem as atividades remotas, por meio de atividades impressas, propostas on-line, atividades via redes sociais e aulas gravadas transmitidas pela TV Câmara e o Youtube da SME.

Edilaine Corrêa Bompan, coordenadora pedagógica, e a diretora Elaine Ap. Ruiz Papetti, da Escola Mário Chorilli

Nesse primeiro momento o critério de prioridade para o atendimento dos alunos nas escolas será para osestudantes que não entregaram atividades, alunos com severa defasagem de aprendizado, com dificuldades de acesso à tecnologia, com necessidade de alimentação escolar, alunos que os responsáveis trabalhem em serviços essenciais e alunos com saúde mental sob risco. Seguindo esses critérios, amanhã e quinta devem comparecer às escolas, 6.000 alunos/dia. Os números serão redefinidos na sexta-feira, 16/04, seguindo critérios de análise internos.

Ontem, 12/04, e hoje, 13/04, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação (SME), as escolas municipais reabriram para os funcionários, exceto grupo de risco, tendo como objetivo a retirada e entrega de atividades, informação e orientação às famílias e organização escolar.

A diretora da Escola Municipal Professor Mário Chorilli, Elaine Ruiz Papetti, e sua equipe trabalham desde ontem para deixar tudo pronto para receber os alunos. "Organizamos a escola para receber nossos alunos, respeitando todos os protocolos sanitários. As famílias, via WhattsApp, receberam um vídeo com todas as orientações a respeito da utilização dos dispositivos, higienização da escola e dos protocolos que serão atendidos. A equipe escolar preparou aulas para os alunos com dificuldades e de maior vulnerabilidade", detalhou Elaine.