A Rede Municipal de Educação de Piracicaba foi reconhecida nacionalmente pela excelência nos investimentos promovidos para melhorar a gestão das escolas e promover o aprendizado dos alunos. Apenas dez cidades em todo o Brasil conquistaram a premiação, que está na primeira edição.

O prêmio Gestão Inovadora da Educação é promovido pela Mind Lab, empresa desenvolvedora de metodologia utilizada nas escolas da rede, que oferece jogos de raciocínio para desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais, em parceria com o Porvir, iniciativa de comunicação e mobilização sobre inovações em educação.

O prêmio é promovido pela Mind Lab, empresa desenvolvedora de metodologia utilizada nas escolas da Rede Municipal

“É um orgulho para todos nós esse reconhecimento que valoriza o trabalho que vem sendo feito nas nossas escolas. A educação é uma das portas mais importantes para transformarmos o nosso país e conquistar essa honraria simboliza um marco relevante para a população. Nosso objetivo é dar continuidade a todos os bons investimentos na educação para continuar impactando positivamente a vida da população”, afirma Bruno Roza, secretário de Educação de Piracicaba.

“O reconhecimento é uma forma de valorizar e incentivar os investimentos no ensino na rede pública nacional. Para o prêmio, levamos em consideração, junto com a equipe do Porvir, os municípios que quebram paradigmas e investem de forma positiva em educação. Piracicaba é um dos destaques especialmente pela implementação de técnicas que auxiliam os alunos no desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Estamos muito felizes em promover a premiação, que visa incentivar outros bons exemplos a surgirem pelo Brasil”, afirma Valmir Pereira, Fundador e CEO da Mind Lab.

Os jogos de raciocínio usados para desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais nas escolas foram apresentados para a população durante a 13ª edição do Pira nos Bairros

Cidades de três regiões brasileiras foram contempladas e receberão uma condecoração especial da Mind Lab: Nordeste, Norte e Sudeste. A curadoria avaliou, entre os municípios brasileiros, aqueles que obtiveram casos de sucesso e se destacaram pelo reforço no ensino e por adotarem práticas inéditas para auxiliar no desenvolvimento socioemocional dos alunos. Entre os quesitos avaliados pela banca julgadora estão temas como gestão participativa, formação e qualificação de professores, suporte no desenvolvimento socioemocional, critérios de avaliação e monitoramento, além do bom uso da tecnologia nas práticas educacionais.

SOBRE A MIND LAB – As escolas da Rede Municipal de Educação de Piracicaba utilizam os materiais pedagógicos que compõem o Programa MenteInovadora, da empresa Mind Lab. O objetivo é reduzir as desigualdades educacionais que foram acentuadas durante a pandemia. A Mind Lab já impactou mais de 15 milhões de pessoas nas duas unidades de negócios. O MenteInovadora já desenvolveu 7,3 milhões de pessoas, capacitando 185 mil professores, em 17 Estados brasileiros.