Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Rede Municipal de Piracicaba lidera lista de finalistas do Prêmio Nacional Liga STEAM com quatro projetos

Pelo terceiro ano consecutivo, cidade é destaque nacional em concurso que valoriza projetos voltados à preservação ambiental

Por Educação / Publicado em 07/11/2024
Tempo de leitura: 4 minutos.

A Rede Municipal de Educação de Piracicaba conquistou destaque no Prêmio Nacional Liga Steam 2024, promovido pela Fundação ArcelorMittal, com quatro projetos entre os finalistas. A cidade lidera a lista de finalistas do prêmio, que recebeu cerca de 2.000 inscrições de todas as regiões do país. Com o tema Pensar agora nos limites do planeta é bom pro mundo, os projetos vencedores dividirão um prêmio total de R$ 120 mil em dinheiro.

A competição está organizada em três categorias: categoria 1 para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; categoria 2 para anos iniciais e finais do ensino fundamental; e categoria 3 para o ensino médio. Cada categoria terá prêmios para o 1º, 2º e 3º lugares, totalizando nove vencedores em nível nacional. A apresentação dos resultados finais da premiação está marcada para 22/11.

A imagem mostra quatro crianças sentadas em volta de uma mesa branca, construindo algo com peças de Lego coloridas e outros componentes eletrônicos. Parece ser um ambiente de sala de aula ou espaço criativo. As crianças, duas meninas e dois meninos, parecem estar entre 8 e 12 anos. Estão focadas em sua tarefa, interagindo entre si e manipulando as peças. A mesa está limpa e organizada, com as peças de Lego espalhadas de forma ordenada. Ao fundo, observa-se uma sala com paredes de cores vibrantes (laranja e branco) com um mural na parede com a sigla “AM”. Há outras crianças visíveis em segundo plano, também aparentemente participando de alguma atividade. O ambiente parece ser moderno, iluminado e agradável.  As crianças vestem uniformes escolares ou roupas casuais. A imagem transmite um senso de colaboração, criatividade e aprendizado lúdico.
As aulas estão programadas para ocorrer até o final do ano, e cada turma visita o laboratório duas vezes

Na categoria 1, os projetos finalistas da rede são: Luz, câmera, ação! Estrelando o sol!, desenvolvido pela professora Alessandra Aparecida Brancati Maistro, com alunos do 2º ano do ensino fundamental da EM Prof. Mário Boscolo; projeto Rodas da mudança: transformando desafios em soluções inclusivas rumo à justiça climática, da professora Ana Lydia Costa Gouveia, com o 2º ano do ensino fundamental da EM Joaquim Carlos Alexandrino de Souza; e projeto Guardiões da natureza: a patrulha do jardim protegendo e fiscalizando a nossa comunidade das queimadas, da professora Manuela Cruz Marmol Fausto, da educação infantil da EM Prof.ª Ada Buselli Neme.

Na categoria 2, o projeto finalista de Piracicaba foi Lixobô – Combatendo o descarte irregular: vamos agir e ajudar!, da professora Milena Barbosa de Lima, com alunos do 5º ano do ensino fundamental da EM Prof.ª Maria de Lourdes Fuzzetti Lorenzi.

A imagem mostra um grupo de treze pessoas, nove mulheres e quatro homens, em pé em uma fileira em um palco.  Todas estão sorrindo e segurando certificados. As mulheres usam roupas coloridas e estilosas, com vestidos e calças.  Os homens usam roupas mais casuais.  O fundo mostra uma estrutura metálica alta, iluminação roxa e um espaço interior amplo, que parece ser um salão ou galpão.  Há algumas pessoas no fundo, mas estão fora de foco. O chão é coberto por um tapete laranja, e há equipamentos de iluminação no chão, à frente do palco.  A atmosfera geral da imagem é festiva e comemorativa, sugerindo uma premiação.
Em 2023, o projeto da EM Ada Buselli Neme esteve entre as premiadas

Além das escolas municipais, a escola estadual Professor Elias de Mello Ayres, representada pelo educador Fábio Henrique Cogo, foi classificada com o projeto Monitoramento climático com IoT para otimização da produção alimentar em espaços urbanos subaproveitados, desenvolvido com o 6º ano do ensino fundamental.

O secretário de Educação, Bruno Roza, destacou a importância dessa conquista para Piracicaba. “A seleção dos nossos projetos para a etapa final desse prêmio é fruto do compromisso e da dedicação de nossos professores, que têm se aprimorado na metodologia Steam para oferecer aos alunos uma educação transformadora. Tenho muito orgulho em ver nossas escolas se destacando. A tradição de Piracicaba em classificar e premiar projetos no Prêmio Liga Steam reafirma nosso compromisso com a inovação e a qualidade do ensino.”

Piracicaba foi premiada em edições anteriores: em 2023, o projeto da EM Ada Buselli Neme venceu na categoria Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e em 2022, a EM Antonia Benedita Eugênio foi a campeã nacional da categoria Ensino Fundamental.

O QUE É LIGA STEAM – O Prêmio Nacional Liga Steam visa fomentar a adoção da abordagem Steam nas escolas brasileiras. Por meio de projetos que buscam solucionar problemas do cotidiano dos alunos, desenvolvidos em sala de aula, a abordagem promove a integração das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.