A Rede Municipal de Educação de Piracicaba conquistou destaque no Prêmio Nacional Liga Steam 2024, promovido pela Fundação ArcelorMittal, com quatro projetos entre os finalistas. A cidade lidera a lista de finalistas do prêmio, que recebeu cerca de 2.000 inscrições de todas as regiões do país. Com o tema Pensar agora nos limites do planeta é bom pro mundo, os projetos vencedores dividirão um prêmio total de R$ 120 mil em dinheiro.

A competição está organizada em três categorias: categoria 1 para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; categoria 2 para anos iniciais e finais do ensino fundamental; e categoria 3 para o ensino médio. Cada categoria terá prêmios para o 1º, 2º e 3º lugares, totalizando nove vencedores em nível nacional. A apresentação dos resultados finais da premiação está marcada para 22/11.

A imagem mostra quatro crianças sentadas em volta de uma mesa branca, construindo algo com peças de Lego coloridas e outros componentes eletrônicos. Parece ser um ambiente de sala de aula ou espaço criativo. As crianças, duas meninas e dois meninos, parecem estar entre 8 e 12 anos. Estão focadas em sua tarefa, interagindo entre si e manipulando as peças. A mesa está limpa e organizada, com as peças de Lego espalhadas de forma ordenada. Ao fundo, observa-se uma sala com paredes de cores vibrantes (laranja e branco) com um mural na parede com a sigla “AM”. Há outras crianças visíveis em segundo plano, também aparentemente participando de alguma atividade. O ambiente parece ser moderno, iluminado e agradável.  As crianças vestem uniformes escolares ou roupas casuais. A imagem transmite um senso de colaboração, criatividade e aprendizado lúdico.
As aulas estão programadas para ocorrer até o final do ano, e cada turma visita o laboratório duas vezes

Na categoria 1, os projetos finalistas da rede são: Luz, câmera, ação! Estrelando o sol!, desenvolvido pela professora Alessandra Aparecida Brancati Maistro, com alunos do 2º ano do ensino fundamental da EM Prof. Mário Boscolo; projeto Rodas da mudança: transformando desafios em soluções inclusivas rumo à justiça climática, da professora Ana Lydia Costa Gouveia, com o 2º ano do ensino fundamental da EM Joaquim Carlos Alexandrino de Souza; e projeto Guardiões da natureza: a patrulha do jardim protegendo e fiscalizando a nossa comunidade das queimadas, da professora Manuela Cruz Marmol Fausto, da educação infantil da EM Prof.ª Ada Buselli Neme.

Na categoria 2, o projeto finalista de Piracicaba foi Lixobô – Combatendo o descarte irregular: vamos agir e ajudar!, da professora Milena Barbosa de Lima, com alunos do 5º ano do ensino fundamental da EM Prof.ª Maria de Lourdes Fuzzetti Lorenzi.

A imagem mostra um grupo de treze pessoas, nove mulheres e quatro homens, em pé em uma fileira em um palco.  Todas estão sorrindo e segurando certificados. As mulheres usam roupas coloridas e estilosas, com vestidos e calças.  Os homens usam roupas mais casuais.  O fundo mostra uma estrutura metálica alta, iluminação roxa e um espaço interior amplo, que parece ser um salão ou galpão.  Há algumas pessoas no fundo, mas estão fora de foco. O chão é coberto por um tapete laranja, e há equipamentos de iluminação no chão, à frente do palco.  A atmosfera geral da imagem é festiva e comemorativa, sugerindo uma premiação.
Em 2023, o projeto da EM Ada Buselli Neme esteve entre as premiadas

Além das escolas municipais, a escola estadual Professor Elias de Mello Ayres, representada pelo educador Fábio Henrique Cogo, foi classificada com o projeto Monitoramento climático com IoT para otimização da produção alimentar em espaços urbanos subaproveitados, desenvolvido com o 6º ano do ensino fundamental.

O secretário de Educação, Bruno Roza, destacou a importância dessa conquista para Piracicaba. “A seleção dos nossos projetos para a etapa final desse prêmio é fruto do compromisso e da dedicação de nossos professores, que têm se aprimorado na metodologia Steam para oferecer aos alunos uma educação transformadora. Tenho muito orgulho em ver nossas escolas se destacando. A tradição de Piracicaba em classificar e premiar projetos no Prêmio Liga Steam reafirma nosso compromisso com a inovação e a qualidade do ensino.”

Piracicaba foi premiada em edições anteriores: em 2023, o projeto da EM Ada Buselli Neme venceu na categoria Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e em 2022, a EM Antonia Benedita Eugênio foi a campeã nacional da categoria Ensino Fundamental.

O QUE É LIGA STEAM – O Prêmio Nacional Liga Steam visa fomentar a adoção da abordagem Steam nas escolas brasileiras. Por meio de projetos que buscam solucionar problemas do cotidiano dos alunos, desenvolvidos em sala de aula, a abordagem promove a integração das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.